Alterações morfofisiológicas de genótipos de trigo sob lâminas de irrigação

Larissa Queiroz Ramos

O objetivo do trabalho foi avaliar as alterações morfológicas e quantificar os teores de prolina nas folhas de 5 genótipos de trigo submetidos a diferentes lâminas de irrigação. O experimento foi conduzido na Embrapa Cerrados, no inverno de 2018. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com três repetições, em esquema de subparcelas. As parcelas foram cinco genótipos de trigo (Aliança, Sintonia, BR 18, CPAC 8318, CPAC 9110) e as subparcelas, os regimes hídricos (562 mm, 444 mm, 302 mm, 222 mm). Os dados foram analisados no programa SISVAR e a comparação de médias foi feita pelo teste de Tukey (p<0,05). Dados foram transformados em√ (X + 1). Os genótipos apresentaram, em média, redução de 24,8% do peso de parte aérea, principalmente na menor lâmina aplicada 222 mm, comparada com a maior lâmina de água aplicada (562 mm). A razão raiz/parte aérea apresentou um aumento significativo na comparação da menor com a maior lâmina de água aplicada. Os genótipos apresentaram comportamento semelhante sob condições de estresse hídrico.

RAMOS, Larissa Queiroz. Alterações morfofisiológicas de genótipos de trigo sob lâminas de irrigação. 2019. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.