A licenciatura em educação do campo da UnB e a práxis docente na transformação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas

Autor(a):

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira

Resumo:

A tese que apresentamos nesta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). A questão central que inspirou a realização deste estudo foi saber: A proposta de formação da Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade de Brasília, tem se constituído, na perspectiva de três egressas que trabalham na Escola Estadual Ernesto Che Guevara, em efetivas ações de transformação da forma escolar? Para discutir essa questão, aproximamo-nos do contexto da Escola Estadual Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra, Mato Grosso. O locus da pesquisa é uma Escola de Educação Básica em que atuavam, em 2018, na gestão, duas egressas e, na docência uma egressa da referida licenciatura, e que foram as principais colaboradoras desta pesquisa. O estudo realizado, nesse recorte espacial, teve como objetivo geral compreender, conforme a perspectiva de três egressas do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília, a influência desta graduação na atuação delas, em sua práxis docente e na elaboração de efetivas ações de transformação da forma escolar na Escola Estadual do Campo Ernesto Che Guevara, situada no Assentamento Antônio Conselheiro, Mato Grosso. A referência epistemológica deste trabalho foi o Materialismo Histórico-Dialético, como método, e os Núcleos de Significação como metodologia de análise. Os principais instrumentos para a geração de dados foram: entrevistas semiestruturadas, Roda de Conversa e observações, com registro em diário de campo do pesquisador. Os dados gerados ao longo desta pesquisa foram analisados considerando quatro Núcleos de Significação, que permitiram constatar que as colaboradoras, egressas LEdoC, por vivenciarem um processo formativo em uma estrutura pedagógica diferente dos cursos tradicionais, tanto na formação inicial quanto na formação continuada, constroem um modus de ser e estar na profissão que altera a forma escolar do campo. Desta constatação, construímos a tese de que há uma forma escolar transformada na universidade, que é a Licenciatura em Educação do Campo (BRITO, 2017). E esta proposta educacional tem repercutido em efetivas ações, realizadas pelas egressas, no ambiente escolar, em um processo não linear, mas permeado por tensões e contradições tanto internas, no cotidiano escolar, quanto externas, considerando as prescrições do sistema educacional de ensino da região.

 

Referência:

PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues. A licenciatura em educação do campo da UnB e a práxis docente na transformação da forma escolar a partir da atuação de suas egressas. 2019. 325 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

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