Tiago Fernandes Rufo

O objetivo desta pesquisa é analisar as transformações e novas dinâmicas da rede urbana no Sudoeste Piauiense diante da inserção dos Cerrados piauienses como nova fronteira agrícola do país, mais especificamente das Microrregiões Alto Parnaíba Piauiense e Alto Médio Gurguéia, e do município de Corrente, pertencente à Microrregião Chapadas do Extremo Sul Piauiense. Este recorte corresponde à área de expansão da agricultura moderna nos Cerrados piauienses, onde estão localizados os municípios com a maior produção agrícola do Estado do Piauí; além disso, é palco de evidentes transformações urbanas, sobretudo nas chamadas cidades do agronegócio, a saber, Bom Jesus, Uruçuí, e também Corrente – importante centro urbano considerado, pelo IBGE (2008), um Centro de Zona A, polarizando inúmeras cidades no extremo sul e Sudoeste Piauiense. A modernização agrícola nos Cerrados piauienses é um claro exemplo das dinâmicas adotadas no chamado Brasil Central, extensa área onde se verifica a consolidação do agronegócio, que funciona como propulsor da economia brasileira. A expansão da fronteira agrícola, arquitetada e incentivada pelo Estado, possibilitou a ocupação de inúmeros recortes territoriais brasileiros, engendrando, assim, reconfigurações dos espaços urbanos e rurais. Como metodologia de pesquisa, partindo de Elias (2011, 2012), e visando respostas aos objetivos propostos e organização das informações, três eixos estruturantes foram definidos: a) Uso e ocupação do espaço agrário; b) Economia urbana e c) Infraestrutura e equipamentos urbanos. Tal definição contribui para a melhoria das análises das transformações urbanas e das novas dinâmicas da área de estudo, já que se verificou que a modernização agrícola nos Cerrados piauienses é responsável, cada vez mais, pela reconfiguração da rede de cidades inseridas nessa nova fronteira agrícola brasileira; as cidades do agronegócio, especialmente Bom Jesus e Uruçuí, gradativamente obtém centralidade no Sudoeste Piauiense. Em Bom Jesus, percebe-se clara influência da modernização agrícola, com grandes transformações na economia urbana e na centralização de equipamentos urbanos; o município passou, inclusive, a exercer o papel de cidade média/intermediária, ao se considerar o contexto da rede de cidades no qual está inserido. Neste aspecto, nota-se, entre as cidades de Bom Jesus e Corrente, o acirramento da disputa pelo status de centro urbano mais importante dessa região agrícola.

RUFO, Tiago Fernandes. A inserção dos Cerrados Piauienses na dinâmica da agricultura moderna no Brasil Central: transformações na rede urbana do Sudoeste do Piauí. 2015. xvii, 270 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.