Título da monografia/tese/etc

Nome dos autores em formato direto.

Resumo do trabalho.

ABNT

Link para o acesso.

A fábrica é dos mehin: desenvolvimento sustentável e povos indígenas vistos a partir do caso da FrutaSã

Juliana Almeida Noleto

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a questão do desenvolvimento sustentável envolvendo sociedades indígenas. Os povos indígenas em questão são os Timbira, representados nessa análise pela Associação Wyty Catë das Comunidades Timbira do Maranhão e Tocantins. Mais especificamente, trata-se de um estudo de caso sobre a FrutaSã, uma pequena empresa que produz polpas de frutas do Cerrado por meio do extrativismo realizado em sua maioria por produtores rurais e por comunidades indígenas em menor escala. A fábrica, localizada em Carolina/MA, tem como principais objetivos colaborar para a manutenção de uma associação indígena e suas ações de cunho cultural nas aldeias, oferecer uma alternativa de renda aos pequenos produtores da região e manter o Cerrado em pé. Seus proprietários são uma organização indígena e outra indigenista. Fezse uma análise da trajetória do empreendimento ao longo dos últimos anos, das questões de fundo que o mantém como uma possibilidade de autonomia para os povos indígenas da região, e das estratégias utilizadas por estes povos para conciliar interesses relacionados à conservação da biodiversidade e de sua organização social e cultural. O referencial teórico abordado parte de uma revisão mais ampla da temática do desenvolvimento sustentável e etnodesenvolvimento com relação aos povos indígenas em sinergia com os conceitos de conservação da biodiversidade, autonomia e emancipação social.

NOLETO, Juliana Almeida. A fábrica é dos mehin: desenvolvimento sustentável e povos indígenas
vistos a partir do caso da FrutaSã. 2009. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento
Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.