Mônica Martins de Melo

Esta pesquisa teve como objetivo investigar as práticas de queimadas realizadas pelos Xavante, resgatar e sistematizar o conhecimento ecológico dessa etnia sobre o uso do fogo. Busca estabelecer um diálogo entre os fundamentos da ecologia do fogo e do saber tradicional sobre o uso do fogo, a fim de contribuir para construção de um conhecimento mais integrador sobre o manejo de fogo para o Cerrado. Foram realizados trabalhos de campo nas Terras Indígenas Areões (MT) e Pimentel Barbosa (MT). Em termos metodológicos, baseou-se nos princípios da etnoecologia, procurando compreender e estabelecer uma avaliação das atividades intelectuais e das práticas dos Xavante relativas ao uso do fogo, durante o procedimentos de utilização dos recursos naturais, tendo como foco as caçada com fogo. Na primeira fase de campo foram realizadas entrevistas estruturadas que se basearam essencialmente nas questões que têm sido discutidas pela ecologia do fogo. Na segunda etapa de campo, com a integração das concepções ambientais e culturais sob a perspectiva dos pesquisados, foram realizadas entrevistas parcialmente estruturadas. Focalizando quatro categorias (processo de decisão, manejo de fogo, fundamentos ecológicos e fundamentos culturais) que caracterizam o padrão da atividade de caça com uso do fogo. Foi constatado que os Xavante detêm um conhecimento que permite definir o período e a periodicidade de queima, para manejar o ambiente com o objetivo de aumentar a eficácia das caçadas com fogo, buscando garantir a sustentabilidade dos ecossistemas. Foi visto que eles desenvolveram uma concepção ambiental integradora, que tem como principais referências as estrelas, as condições do vento e as especificidades de cada fitofisionomia.

MELO, Mônica Martins de. A confluência entre a ecologia do fogo e o conhecimento xavante sobre o manejo do fogo no Cerrado. 2007. 127 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.