20 anos do Acampamento Terra Livre (ATL)

De 22 a 26 de abril, povos indígenas de todas as regiões vão ocupar Brasília (DF) nos 20 anos do Acampamento Terra Livre (ATL), maior mobilização indígena do país, coordenada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).  ATL 2024 abordarão algumas temáticas como saúde mental, emergência climática, educação escolar indígena, comunicação indígena e políticas afirmativas.

 

Nesta segunda-feira, 22 de abril, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), em conjunto com suas sete organizações de base, torna pública a carta “Vinte anos de Acampamento Terra Livre e urgência de ação”. A carta será enviada aos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) nos próximos dias. No documento, a Apib apresenta as urgências do movimento indígena no Brasil, como a celeridade nas demarcações de terras indígenas e a retirada de tramitação e arquivamento definitivo das Propostas de Emenda à Constituição que desconstitucionalizam os direitos indígenas, a exemplo da PEC 132/2015, PEC 48/2023, PEC 59/2023 e PEC 10/2024.

 

Leia a carta completa: https://bit.ly/4daCVog  

 

Previstas para terça-feira (23/04) às 9h e quinta-feira (25/04) às 15h, respectivamente, as marchas “#EmergênciaIndígena: Nossos Direitos não se negociam” e “Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui!” conduzirão milhares de pessoas pelas ruas de Brasília (DF), entre indígenas, membros de organizações do terceiro setor e apoiadores da causa socioambiental.

 

 

Acesse ao site da Apib: https://apiboficial.org/atl2024/