Homenagem aos 120 anos de Ezechias Heringer

O engenheiro agrônomo Ezechias Heringer, que dá nome ao Parque do Guará, será homenageado nesta sexta-feira, 4 de abril, em comemoração aos 120 anos de seu nascimento. Heringer faleceu em 1987, aos 82 anos, deixando um importante legado para a preservação ambiental no Distrito Federal.

Natural de Manhuaçu, Minas Gerais, ele chegou a Brasília em 1960, a convite do presidente Juscelino Kubitschek, com a missão de contribuir para a arborização e criação de parques e reservas biológicas na nova capital. Atuando pelo Ministério da Agricultura, foi fundamental para firmar o convênio com a Novacap que possibilitou a criação do Parque Nacional de Brasília, com 28 mil hectares.

 

Além disso, lecionou no curso de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB) e se dedicou à catalogação de mais de 100 espécies de orquídeas no Parque do Guará — sua maior paixão. Também teve papel central na criação da Estação Ecológica das Águas Emendadas e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gama-Cabeça de Veado, totalizando mais de 50 mil hectares de áreas preservadas no DF.

A cerimônia de homenagem terá início às 9h, na entrada principal do Parque Ezechias Heringer, e contará com depoimentos e atividades que celebram os valores e o legado do agrônomo. A programação está sendo organizada por suas filhas, Anajulia e Quélvia Heringer.

Entre as atividades, estão previstas oficinas de nendodama — técnica japonesa de reflorestamento com bolinhas de argila e sementes —, plantio de espécies nativas e uma caminhada guiada pelo parque. A ação integra o projeto “Recortes do Cerrado — Ezechias Heringer”, criado pela artista Hiromi Takano, com o objetivo de unir arte, educação ambiental e sustentabilidade.

O evento também celebra os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão, destacando o papel da cultura japonesa na valorização e proteção do meio ambiente. Durante a homenagem, artistas de sumi-e (pintura tradicional japonesa), estudantes de escolas públicas do Guará, escoteiros e a comunidade local estarão envolvidos em atividades que expressam a conexão entre natureza e cultura.

Esta iniciativa marca o início do Projeto de Exposição “Recortes do Cerrado – Ezechias Heringer”, que terá continuidade em setembro, com uma mostra no Foyer da Câmara Legislativa do DF. A proposta visa fortalecer o compromisso com a restauração ecológica e a educação ambiental, ao mesmo tempo em que presta tributo ao trabalho de Ezechias Heringer e promove a valorização do Cerrado.

Fonte: https://jornaldoguara.com.br/2025/04/03/sexta-tem-homenagem-aos-120-anos-de-ezechias-heringer-do-parque-do-guara/