Uso do território a partir do modo de ser A’uwê Marãiwatsédé - Ti’a na dahoimanadzé Wahi’rata nori tsi Marãiwaitsété hoimandzébdzo hã

Autor(a):

Cosme Rite

Resumo:

Este trabalho é sobre a história do meu povo, dos A’uwê uptabi Marãiwatsédé, irei contar essa história, irei contar como aconteceu o processo violento de retirada dos meus antepassados de seu local, da sua terra, nosso deslocamento para outra terra de outros grupos e a luta pela retomada do nosso território tradicional. A luta por este território está em reconstruir as nossas vidas, sem terra nós não construímos nossas vidas. As marcas nos nossos corpos que nos fazem Marãiwatsété tsipodo nunca se apagaram e queremos reavivê-las em nossa terra, por isso, desde o primeiro dia que nos retiraram de lá, lutamos para retornar. Expulsaram-nos de nosso território em 1966 e conseguimos ter nosso território de volta, reconhecido pelo Estado brasileiro, em 2012-2013. Este trabalho conta esta história, a violência aos que os povos indígenas são submetidos e a nossa resistência. 

Referência:

RITE, Cosme. Uso do território a partir do modo de ser A’uwê Marãiwatsédé – Ti’a na dahoimanadzé Wahi’rata nori tsi Marãiwaitsété hoimandzébdzo hã. 2017. 83 f., il. (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Disponível em:

);