UnB Planaltina

São quatro os cursos de graduação oferecidos pela unidade, todos de caráter interdisciplinar: Licenciatura em Ciências Naturais (diurno e noturno), Licenciatura em Educação do Campo, Bacharelado em Gestão Ambiental e Bacharelado em Gestão do Agronegócio. 

São seis os programas de pós-graduação em funcionamento: Ciência de Materiais (PPGCIMA), Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPGMADER), Ciências Ambientais (PPGCA), Gestão Pública (PPGGP), Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) e Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPGMESPT). 

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais (PPGCA) 

Área de Concentração: Estrutura, dinâmica e conservação ambiental

 

O bioma Cerrado está localizado na região central do Brasil, possuindo alta biodiversidade, endemismo e pronunciada heterogeneidade de paisagens, que se estendem por 22 % do território nacional. Devido à sua vasta dimensão, localização central e relevo composto por chapadas elevadas, esse bioma possui papel fundamental no funcionamento de outros biomas brasileiros. O Cerrado abriga nascentes de seis grandes bacias hidrográficas (Amazônica, Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e seu relevo plano favorece a ocupação agropecuária e expansão urbana, intensificados nos últimos cinquenta anos. Contudo, as atividades humanas nem sempre são desenvolvidas de forma sustentada e, em alguns casos, têm ocasionado excessivo desmatamento, aumento da intensidade das queimadas, uso irracional do solo, dos recursos hídricos e a perda de biodiversidade.

Considerando esse cenário, torna-se fundamental a compreensão da estrutura e dinâmica da ocupação humana do Cerrado e de seus ciclos e processos naturais, para que propostas de conservação desse bioma sejam elaboradas de forma efetiva. Nesse contexto, estudos que mensurem os impactos do homem sobre o ambiente natural e os efeitos desses mesmos impactos sobre as populações humanas são fundamentais. A presente área de concentração do PPGCA reconhece a indissociabilidade entre sistemas antrópicos e naturais e tem como propósito avaliar, predizer impactos e padrões espaciais e temporais dos distintos ecossistemas terrestres e aquáticos por meio da pesquisa científica. Os conhecimentos gerados no ambiente do PPGCA devem subsidiar políticas públicas para a mitigação de impactos ambientais, ordenamento territorial e planejamento ambiental, no intuito de promover o desenvolvimento sustentável de atividades econômicas e da preservação do meio natural.

 

Meios de contato:

 

Coordenador do programa:

Prof. Dr. Antonio Felipe Couto Junior

 

Coordenadora substituta:

Profa. Dra. Erina Vitório Rodrigues

📧 erinavict@hotmail.com

Universidade de Brasília (UnB)

Campus de Planaltina (FUP)

 

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

(PPGCA)

 

Área Universitária 1, Vila Nossa Senhora de Fátima

73.340-710 – Planaltina – DF

 

Telefone Secretaria de Pós-Graduação:

☎ (61) 3107-8110  

);