Programação Cerrado vivo

#DiaNacionaldoCerrado

Com o objetivo de promover um espaço de conversa e disseminação de conhecimentos relacionados à importância do Cerrado para a conservação da vida na Terra, preparamos uma série de atividades que celebram as riquezas naturais e culturais desse bioma.

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil (e da América do Sul) e conta com uma enorme biodiversidade, abrigando cerca de 30% das espécies de animais e plantas brasileiras, segundo estimativas. Além disso, é conhecido como berço das águas, devido ao papel fundamental que tem para o abastecimento das principais bacias hidrográficas brasileiras. Ao mesmo tempo, é uma região extremamente ameaçada, devido ao desmatamento, ao avanço da agropecuária e às queimadas. A esses problemas, somam-se os riscos relacionados às mudanças climáticas.

Confira a agenda e participe!

PROGRAMAÇÃO

Oficina Horta do Amanhã: Cerrado – Patrimônio Natural
Local: Museu do Amanhã
18/09, 15h

Utilizando plantas nativas do Cerrado, pretendemos propagar o interesse e conhecimento sobre sua relevância, através da demonstração de técnicas relacionadas aos processos e etapas de plantio, desde a coleta de sementes, adubação e preparação do solo até a transferência de mudas para recipientes permanentes. Inscreva-se gratuitamente e participe!

 

Cerrado Vivo – Oficina de ilustração científica
Local: Sala Virtual
25/09, 17h


Para conhecer e valorizar a fauna e a flora da região, vamos promover um encontro que associa arte e ciência em uma Oficina de Ilustração Científica, com foco em plantas e animais do Cerrado. Dois ilustradores conduzem o processo: Marcos Ferraz, que criou e coordena o Núcleo de Ilustração Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UnB, e Pedro Vogeley, que foi aluno de Marcos e hoje expõe seu trabalho em espaços como o Museu do Cerrado, além de atuar com a capacitação de guias de turismo em observação de aves, na região da Chapada dos Veadeiros. A aula vai contemplar princípios da ilustração científica e informações sobre a biodiversidade do Cerrado, além de ter uma parte prática, com dicas de desenho. Inscreva-se gratuitamente e participe!

 

Exibição do documentárioCerrado: Da água à vida”
Local:
YouTube do Museu do Amanhã
30/09, 17h

O cerrado é o tema deste documentário que traz os conhecimentos mais atuais sobre as potencialidades e os desafios desse bioma tão especial para o país. Participam do documentário: Carlos Joly, Mercedes Bustamante, Jean Ometto, Bela Gil, Fabio Scarano e outros grandes nomes. Não perca!

 

);