Estão abertas as inscrições para participar do Acelera Cerrado

O Acelera Cerrado é um programa que tem como objetivo a capacitação de 40 OSC atuantes na conservação do Cerrado brasileiro, que abrange qualificação técnica e mentorias especializadas, mas também as motivações e preocupações dos indivíduos responsáveis pelo processo, em 11 temas relevantes que variam de gestão financeira e requisitos legais, ferramentas de gestão de projetos a metodologias que estimulam a atuação sistêmica. 

O programa Acelera Cerrado é realizado pelo Impact Hub Brasília, com o apoio do Impact Hub Curitiba e financiamento da Aliança Cerrado, formada pelo Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Instituto Humanize, Instituto Nova Era e Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade.

Mais que transmitir conhecimento, o Acelera Cerrado vem para impulsionar a mudança de comportamento. O acesso ao conhecimento técnico de qualidade é apenas um dos aspectos fundamentais em projetos inovadores de capacitação. Durante 10 meses serão capacitados e estimulados os indivíduos responsáveis pela implementação das mudanças, com a Teoria U como metodologia norteadora, que propõe que a qualidade dos resultados que um sistema social cria depende da qualidade da consciência dos participantes que operam nele. Além de conduzir os representantes das 40 OSC em uma Jornada U, também será utilizada outras ferramentas de inovação e liderança, como Teoria da Mudança, Art of Hosting e Comunidades em Práticas.

Podem participar do programa organizações sem finalidade lucrativa (Associação, Instituto ou Fundação) ou Cooperativas Sociais (enquadradas na Lei nº 9.867, de 10 de novembro de 1999), como no mínimo um ano de existência formal, comprovável através do CNPJ, Estatuto ou Ata de Constituição. Os inscritos na seleção precisam demonstrar que desenvolvem atividades com foco na conservação do Cerrado, através da apresentação de documentos, como artigos, imagens, contratos, website entre outros. Além disso, é importante que a OSC tenha no mínimo uma pessoa atuando com dedicação exclusiva à gestão das atividades da organização. Será permitida a participação de ao menos um representante de cada organização, com poder de tomada de decisão (exemplo: presidente, gestor(a), diretor(a) geral), cujos responsáveis legais sejam maiores de 18 anos, com possibilidade de dedicação semanal de 10h por toda a duração do programa. 

O projeto Acelera Cerrado acontecerá de Julho/21 a Fevereiro/22 e as atividades serão executadas semanalmente em dois encontros com duração de entre 2 e 4 horas, as quais, somadas às atividades solicitadas pelos especialistas, deverão implicar em uma dedicação semanal de cerca de 10 horas. Nesse período, serão abordados temas como gestão financeira e requisitos legais, ferramentas de gestão de projetos e metodologias de atuação sistêmica.

Para participar, é necessário realizar a inscrição e aguardar as etapas do processo seletivo que irá escolher 40 OSCs que atendam os critérios do edital. As inscrições são gratuitas e ficarão abertas do dia 26 de abril até o dia 09 de maio.

Acesse o site oficial  para se inscrever: www.aceleracerrado.com.br 

Essa é uma oportunidade para as organizações selecionadas serem capacitadas e impulsionadas para impactar positivamente o 2º maior bioma brasileiro.

 

Juntos pelo Cerrado brasileiro

 

O Cerrado é o 2º maior bioma do Brasil e da América Latina,  possui uma grande biodiversidade e é conhecido como a savana brasileira. O território abrange cerca de 22% do Brasil o que equivale a 200 milhões de quilômetros quadrados, com uma variedade de tipos de solo, clima e relevo. Atualmente o Cerrado é o segundo Bioma mais ameaçado no país e por isso, o projeto Acelera Cerrado surgiu e veio para capacitar 40 OSCs que trabalham na conservação da região.

 

Sobre a Aliança Cerrado

 

Aliança formada entre o Fundo de Parceria Para Ecossistemas Críticos (CEPF), o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), o Instituto Humanize, o Instituto Nova Era, e a Fundação Grupo Boticário de Proteção a Natureza, para direcionar seus esforços em torno do desenvolvimento sustentável do Hotspot Cerrado por acreditar que colaborar para manter o Cerrado em pé e valorizar as comunidades locais contribui para conservação da biodiversidade e geração de renda. A Aliança Cerrado deseja aprimorar as condições técnicas e de gestão das organizações da sociedade civil no Cerrado, fortalecendo-as para a proposição, execução e gerenciamento de projetos com foco na conservação e uso sustentável da biodiversidade no hotspot incentivando o empreendedorismo e negócios de impacto socioambiental e fortalecendo a gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC). 

 

Sobre o Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF)

 

O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF) é uma iniciativa conjunta da Agência Francesa de Desenvolvimento, da Conservação Internacional, União Europeia, da Gestão Ambiental Global, do Governo do Japão, e do Banco Mundial. Uma meta fundamental é garantir que a sociedade civil esteja envolvida com a conservação da biodiversidade. 

 

Sobre o Impact Hub 

 

O Impact Hub Brasília e o Impact Hub Curitiba fazem parte de uma rede global de espaços colaborativos, comunidades empreendedoras e programas que inspiram, conectam e escalam negócios de impacto. Conectam pessoas, marcas e empresas a causas de impacto que ajudam a transformar o Brasil e o mundo através de metodologias de inovação e desenvolvimento de negócios. Os espaços inovadores dos Impact Hubs dão suporte aos programas, ao ecossistema de impacto e geram conexões entre as pessoas, iniciativas e projetos. 

Programa Acelera Cerrado

Inscrições: 26/04/2021 até 09/05/2021

Link de Acesso: www.aceleracerrado.com.br 

);