Poço das Orquídeas, Minas Gerais
Local: Poço das orquídeas
Descrição do local: Uma piscina natural arredondada, com praia de cascalho, pequena cachoeira e muitas árvores com orquídeas. A fazenda faz divisa com o Parque Nacional e o acesso é através da Fazenda Bicame (o nome significa bica d’água e é uma referência ao sistema de abastecimento da cidade de São Roque de Minas). A trilha até o Poço das Orquídeas passa pela formação rochosa conhecida como Pedra Gigante, vários mirantes e nascentes, tudo numa paisagem de campos limpos. Em dias de neblina, o passeio fica perigoso devido à possibilidade de desorientação.
Como chegar: A 7km de São Roque de Minas, em área particular, a trilha de acesso pode ser percorrida a pé, a cavalo ou de jipe. Seguindo pela estrada de acesso ao Parna, após o entroncamento para a Picareta (área de camping). A caminhada segue por uma antiga estrada, repleta de buracos (cuidado se for de jipe) cada dia maiores. A estrada serpenteia, atravessa dois riachos, passa ao lado de uma torre de alta tensão, atravessa um pasto e vira a serra. Do outro lado, deve-se tomar a direita (se estiver com guia vá pela trilha, sozinho é melhor permanecer na estrada) no primeiro entroncamento. A estrada passa por uma porteira e mais um riacho e chega até um rancho antigo. Contorne a construção e siga direto. No topo, junto de uma cerca de arame, tomar a direita (a esquerda desce para Vargem Bonita). A estrada mais uma vez serpenteia, passa por uma porteira caindo aos pedaços e agora a estrada é só pedra. No topo a estrada acaba e surge uma pequena trilha. Fique atento, após um agrupamento de arbustos uma bifurcação desce até o Poço das Orquídeas.
Dicas: O retorno pode ser feito por uma trilha do outro lado do riacho e chega à estrada próximo à torre de alta tensão. Não há taxas (por enquanto).