PMDF NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A Polícia Militar do Distrito federal, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), em parceria com a Secretaria de Turismo, inaugurou a exposição intitulada PMDF NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Esse evento é apenas um pequeno recorte das mais diversas atividades que o programa Educação Ambiental, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental vem desenvolvendo nos quase dezoito anos de atividade na educação ambiental não formal, utilizando diversos recursos artísticos e pedagógicos para cumprir essa tão honrosa missão, tão essencial para a proteção e preservação do meio ambiente, da fauna e da flora do nosso Cerrado.
A exposição demonstra as três atividades executadas pela educação ambiental não formal da PMDF:
O teatro lobo-guará que de forma lúdica utiliza-se das artes cênicas para ensinar as crianças sobre preservação do meio ambiente e os problemas causados pelos crimes ambientais. Já atendeu quase 500 mil pessoas.
O curso de Guardião ambiental tem o objetivo de, em 12 aulas nas escolas, ensinar as crianças o poder que elas têm na proteção e preservação do meio ambiente para tanto são transformadas em Guardiões ambientais no final do curso. Já foram formados mais de 10 mil Guardiões desde 2011.
A terceira parte é o Saber Cerrado que é uma parceria entre a Secretaria de Educação o ICMBio e o Ministério Público de Brasília que tem um foco os infratores ambientais que são direcionado pelo MPDFT para participar do curso obrigatório de ilícitos ambientais. Além disso recepciona e ministra palestras aos visitantes que vão ao Parque Nacional de Brasília, sejam eles de escolas públicas ou particulares; universitários ou turistas, sobre as belezas do nosso Parque Nacional e da necessidade de preservação daquela área de proteção e dos ambientes naturais e urbanos.
Todos esses trabalhos estão muito bem demonstrados nessa exposição PMDF NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL,
utilizando diversos recursos artísticos e pedagógicos para cumprir essa tão honrosa missão, tão essencial para a proteção e preservação do meio ambiente, da fauna e da flora do nosso Cerrado.
A Exposição está localizada no meio da Praça dos Três Poderes, no Centro de Atendimento ao Turista.
Funcionando das 8h às 18h do dia 16 ao dia 30 de julho com atendimento supervisionado por policiais ambientais.