Oleoteca do Cerrado

Convidamos a todos para uma linda imersão na lua cheia de 16 de abril na Casa Quartzo, córrego do Urubu, Brasília.

Experiência Oleoteca do Cerrado I: Na guiança da Erva Baleeira e Alecrim do Campo.

Com Mariana Xavier, artesã, agricultora, terapeuta e espagirista & nossa convidada especial Josefa Ataídes, erveira, agricultora e portadora dos saberes tradicionais.

 

Vamos mergulhar nos estudos de destilação artesanal e extrações botânicas das plantas medicinais brasileiras. Em especial, a primeira edição da Oleoteca abriremos estudo de duas plantas especiais da nossa flora: Erva Baleeira e Alecrim do Campo Plantas companheiras, jóias preciosas da farmacopéia brasileira.
Uma experiência de partilha dos saberes etnobotânicos da nossa flora. Um convite para explorar o sensorial, aprender na guiança das plantas suas virtudes. Acreditamos que ao entrar em contato com o feitio, essa memória se eterniza.  
A Oleoteca do Cerrado tem como objetivo divulgar os saberes das plantas do Bioma Cerrado, captar recursos para nossas pesquisas científicas e valorizar a oralidade do conhecimento tradicional.
A experiência iniciará no Octógono Tingui, com trilha botânica de identificação e o debulhar das folhas para abrir nossos olfatos! A roda é de estudo e abordaremos visões sobre plantio, cultivo, colheita, arquétipos, anatomia vegetal, astrologia e beneficiamento para a produção artesanal de óleo essencial, hidrolatos, chás e extratos medicinais (com abordagem na fitoterapia e espagíria vegetal). 
E para além do feitio, iremos aprender a utilizar com sabedoria os chás, extratos oleosos, tinturas, melitos, elixires, quinta essências e óleos essenciais. 
As vagas estão abertas e são limitadas. Vamos tecendo esse projeto com amor e auxílio de todos vocês que admiram e valorizam nosso trabalho desde a origem!

 

Informações: 61981341131

 

Inscrições pelo link! https://forms.gle/x2Px2LT265iPfVfw7

);