Obras rodoviárias do GDF podem causar destruição ambiental irreversível em ESECAE

Águas Emendadas é uma das mais importantes reservas naturais do bioma Cerrado, é ponto crucial onde ocorre a união de duas grandes bacias da América Latina, a Tocantins-Araguaia e a Platina. A reserva também é fundamental para a manutenção de todo o ciclo da vida regional, para pesquisas acadêmicas e para o abastecimento hídrico à população do DF. Pelo conjunto de seus recursos aquáticos é conhecida como “constelação de nascentes”.

A política do DF em ampliação de obras nos quadros do nordeste distrital aumentam problemas que a fauna e a flora vem enfrentando na região com o avanço da grilagem de terras, produção monocultora, caça e pesca ilegais, acúmulo de lixo e incêndios florestais.

A Reserva Biológica de Águas Emendadas foi criada em 1968 pelo Decreto nº 771, localizada a 50 km do centro de Brasília e a 5 km do centro de Planaltina. A unidade é administrada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e cobre uma área de 10.547 hectares. Destinada à proteção do ambiente natural, realização de pesquisas básicas e aplicadas em ecologia, e educação conservacionista, foi declarada em 1992 como área nuclear da Reserva da Biosfera do Cerrado pela Unesco.

#ecomuseudocerradolaisaderne #cerrado #aguasemendadas

 

Fonte: https://www.brasildefatodf.com.br/2024/07/05/obras-rodoviarias-do-gdf-podem-causar-destruicao-ambiental-irreversivel-em-aguas-emendadas-de-planaltina-afirmam-pesquisadores?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR0l9SXP6GfXgzyEE6ZRvWJlvzlkxCcCXiV5z-eisvNH6oXNwO3gq2hXYJA_aem_HB6N9HTw_Y455p6xCdzR3w