Núcleo de Agroecologia da Universidade de Brasília

Parceria entre a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária e o Centro de Desenvolvimento Sustentável

Coord: Profa. Flaviane Carvalho e Prof. Thomas Ludewigs

O Núcleo de Agroecologia da Universidade de Brasília surge com a estratégia de desenvolver, de forma contínua, atividades em redes multiinstitucionais, identificando e sistematizando experiências territoriais cujos acúmulos deverão mapear ou influenciar processos de inovações sociais e adequação e/ou novos desenhos tecnológicos e de políticas públicas.

Para tanto integra unidades acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento como o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) e a Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) localizados no campus Darcy Ribeiro, além de professores (as) e estudantes do Programa de Pós -Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER), da Faculdade UnB Planaltina(FUP) e parceiros externos como Embrapa, cooperativas e associação de agricultores(as) familiares e assentados (as) da reforma agrária, entidades executoras de extensão rural, Organizações não Governamentais, extensionistas rurais, educadores(as) e estudantes. Tem como princípio metodológico a participação em rede com atividades previstas na construção do conhecimento agroecológico em unidades de aprendizagem em temas como mercados, sistemas agroflorestais sucessionais, gestão da água, inovação e políticas públicas.

A equipe formada no projeto representa o anseio de unir esforços no trabalho em rede para potencializar a agroecologia e a produção responsável no bioma Cerrado.

NEXUS

O Núcleo de Agroecologia da UnB associa outros projetos para atingir sua missão. O NEXUS é um projeto de pesquisa-ação e desenvolvimento de soluções sustentáveis integrando as seguranças hídrica, energética e alimentar dentro do Bioma Cerrado. O projeto está associado ao conceito de sistema sócio-ecológico (SSE) definido por Holling (1973). O projeto estuda a “habilidade dos SSE de lidar com choques e estresses respondendo ou se reorganizando em formas que mantêm suas funções essenciais, identidades e estruturas, enquanto também mantêm sua capacidade de adaptação, aprendizagem e transformação” (IPCC 2014). O termo NEXUS assinala relações, interdependências e a necessidade de integrar o manejo entre os setores água, energia e alimento (Brazilian et al., 2011).

O desenvolvimento desse projeto no âmbito do Núcleo de agroecologia traz o desafio de avançar na construção do conhecimento a partir da pesquisa-ação, integrando diferentes conhecimentos junto aos territórios onde as atividades acontecem. Tem como objetivo promover desenvolvimento de sistemas produtivos mais sustentáveis e adaptados à realidade local resilientes aos impactos das mudanças climáticas, preservação e recuperação da socioagrobiodiversidade.

O projeto traz ainda conexão em suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a partir de ações integradas entre a sociedade civil organizada, esfera pública, iniciativa privada e comunidade acadêmica.

O trabalho executado no projeto inicia-se com a aplicação dos diagnósticos socioambientais e econômico nas comunidades parceiras, sendo um passo importante para a compreensão da realidade da comunidade e nortear passos posteriores.

Estudos sobre análise das seguranças hídrica, energética, alimentar e nutricional nos territórios e com as comunidades estão sendo realizados com o intuito de compreender a capacidade de resiliência socioprodutiva a partir dos impactos ambientais.

Meios de contato:

Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDS