Marina Almeida Mesquita Oliveira

O Bioma Cerrado tem grande relevância no país por sua elevada biodiversidade e por abrigar as nascentes de três importantes bacias hidrográficas brasileiras, do Paraná, do São Francisco e Tocantins-Araguaia. A vegetação do cerrado é fortemente influenciada pelo tipo e profundidade do solo, e pelo regime climático. A intensificação das alterações da cobertura e do uso da terra podem provocar o incremento do escoamento superficial e da erosão, e diminuição da infiltração da água no solo. A mensuração dos valores de escoamento superficial, de infiltração e de erosão é de fundamental importância na prevenção de desastres naturais, ambientais e sociais, nas práticas de conservação do solo e dos corpos hídricos, e no planejamento urbano e rural. A precipitação foi medida por meio de pluviômetros e a mensuração das variáveis infiltração e escoamento superficial, e também de produção e transporte sedimentar, foi feita utilizando-se as parcelas hidro-erosivas, ou de erosão. Esta dissertação tem como objetivo mensurar a produção de sedimentos causados por escoamento superficial em encostas no Bioma Cerrado com a instalação de 15 (quinze) parcelas de erosão, em cinco áreas distintas – gramínea simulando o uso urbano, solo exposto, cultivo de café plantado em curvas de nível, Cerrado e Mata Ciliar -, sendo três em cada área, na Bacia do Ribeirão do Gama, DF. A perda de sedimentos (toneladas/ha.ano) será calculada por uma alíquota de 1000 ml do total de escoamento superficial. Os resultados são apresentados em artigo específico e demonstram a maior perda de sedimentos nos locais com alteração da cobertura original do solo e com chuvas de maior intensidade.

OLIVEIRA, Marina Almeida Mesquita. Mensuração de perdas de sedimentos por escoamento superficial em encostas, com uso de parcelas de erosão, em diferentes usos e coberturas do solo no Bioma Cerrado: Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Gama/DF. 2015. xiii, 77 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.