Maracujá suspiro

Nome científico: Passiflora nitida Kunth

 

Nomes populares: Maracujá suspiro, Maracujá do cerrado

 

Família: Passifloraceae

 

Forma de vida: Trepadeira

 

Frutificação: estação seca

 

Dispersão: mamíferos (mastocoria) eaves (ornitocoria)

 

Habitat e distribuição: Savânico, campestre e florestal, em Cerrado Típico, Campo Sujo e borda de matas. Domínios: Cerrado, Amazônia e Caatinga.

 

Características da espécie: Trepadeira lenhosa apresentando gavinhas, com folhas simples, alternas e glabras. As flores são vistosas, branco com lilás.

 

Características dos frutos: Os frutos são globosos, amarelos quando maduro e carnosos. A maturação dos frutos ocorre de janeiro a julho.

 

Aproveitamento

A polpa adocicada é comestível in natura ou na forma de sucos, doces e geleias. Essa planta também é utilizada na medicina popular contra problemas gastrointestinais. Além disso, o maracujá-suspiro é uma espécie usada em programas de melhoramento genético por ser resistente a doenças que atingem as espécies comerciais de maracujá (Kuhlmann, 2018; Santos et al., 2008).

Referências

KUHLMANN, Marcelo. Frutos e sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna. 2ª ed., Brasília, 2018.

 

SANTOS, Erivanda Carvalho et al. Características físico-químicas de dez acessos de Passiflora nitida procedentes do Centro-Norte do Brasil. IX Simpósio Nacional do Cerrado, II Simpósio Internacional Savanas Tropicais. Brasília, 2008.