Bacupari-do-campo

Nome científico: Peritassa campestris (Cambess.) A.C.Sm..

 

Nome popular: Bacupari-do-cerrado

Família: Celastraceae

 

Forma de vida: arbusto ou subarbusto

 

Frutificação no Cerrado: dezembro-fevereiro

 

Dispersão: mamíferos

 

Polinização: abelhas

 

Habitat e distribuição: Savânico, campestre e florestal, em Cerrado Típico, Campo Sujo e Cerradão. Domínios: Cerrado e Caatinga.

 

Características da espécie: Árvore ou subarbusto de médio porte com aproximadamente 6 metros de altura.  Apresentam folhas simples, coriáceas e glabras, alternas espiraladas e flores com 5 pétalas de cor verde ou amareladas.

 

Características dos frutos: Frutos de até 5 cm de diâmetro, esféricos a obovoides, com 1 a 5 sementes. Apresentam polpa de coloração amarela à laranja quando maduros, sabor levemente ácido e muito agradável. O período de maturação é durante a estação chuvosa, de novembro a janeiro.

 

Aproveitamento

O fruto possui características que possibilitam seu consumo ao natural e processamento na forma de polpa, doces, geleias ou ainda na forma de produto liofilizado (Schneider, Leão, Machado e Guimarães, 2020). Na medicina popular a planta é empregada como antimicrobiana e sua casca apresenta atividades antifúngicas (Kuhlmann, 2018).

Referências

KUHLMANN, Marcelo. Frutos e sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna. 2ª ed., Brasília, 2018.

 

SCHNEIDER, Lucinéia Cavalheiro; LEÃO, Katyuscya Veloso; MACHADO, Luciana Lucas; GUIMARÃES, Andreia Rocha Dias. Caracterização física e química de frutos de bacupari, Salacia Crassifolia (Mart. ex Schult.) G. Don, provenientes do município de Barreiras –BA. Brazilian Journal Of Development, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 13942-13953, mar. 2020. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n3-311.

Salacia crassifolia

Nome popular
Características do fruto

Árvore de aproximadamente 6 metros de altura. Os frutos de bacupari apresentam a textura de casca, desde lisa até rugosa, com variação de cor de amarelo a alaranjado-escuro e formato periforme até arredondado (Braga Filho, 2001).

Habitat e distribuição

Savânico, campestre e florestal, em Cerrado Típico, Campo sujo e Cerradão. Domínios: Cerrado e Caatinga.

Relação animal/planta

O fato de consumir uma grande variedade de espécies de frutos, engolir as sementes e defecá-las intactas indica que o lobo-guará é um importante dispersor de sementes no Cerrado.

Conheça as espécies de animais que consomem seus frutos

 

Família

Espécie

Nome popular

   Mamíferos

Canidae

Chrysocyon brachyurus

Lobo guará

Referências

Braga Filho, J. R. et al. Entomofauna associada aos frutos do Bacupari, Salacia crassifólia, nos Cerrados do Brasil central. Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 1, n. 31, p. 47-54, abr. 2001.

 

KUHLMANN, Marcelo. Frutos e sementes do Cerrado: espécies atrativas para a fauna. Volumes I e II, Brasília, 2018.

 

RODRIGUES, Flávio Henrique Guimarães. Biologia e conservação do lobo-guará na Estação Ecológica Águas Emendadas, DF. 96 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Biologia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

);