Jardim Botânico de Brasília

Local: Jardim Botânico de Brasília, Setor de Mansões Dom Bosco (Lago Sul)-DF.
Portaria Principal – Estrada Parque Cabeça de Veado – EPCV (DF 035), entre o Balão do Big Box e o Balão da ESAF (Subida da QI 23).

 

Descrição do local: O jardim botânico é um espaço de lazer contemplativo, descanso e aprendizado. Em uma correspondência simples, para facilitar o entendimento de nossa finalidade, um jardim botânico funciona como um jardim zoológico e seu compromisso é levar ao conhecimento do público plantas e formações vegetais de diversas partes do mundo.

 

Mas o Jardim Botânico de Brasília já nasceu com uma incumbência a mais, o local é responsável por salvaguardar uma das maiores unidades de conservação em perímetro urbano do Brasil, preservando uma área importante de Cerrado, onde há várias nascentes que alimentam a Bacia do Paranoá, resultando no abastecimento de boa parte da população de Brasília.

 

Nos 500 hectares abertos à visitação pública há várias trilhas sinalizadas para caminhada e ciclismo, entre elas a Trilha Mater, Trilha Labiata, Trilha Ecológica e Trilha Krahô. Nas áreas edificadas, temos diversos jardins temáticos como o Jardim Evolutivo, Jardim de Cheiros, Jardim Japonês e Jardim de Contemplação, além de coleções de Orquídeas (Orquidário Margareth Mee), Cactos, Samambaias e Aráceas.

 

 

Dicas: Para completar seu passeio, você pode fazer um lanche com sua família e amigos em nossa Área de Piquenique (Espaço Oribá), que conta com mesas, redários e um parquinho recém-inaugurado para as crianças. As normas de conduta do JBB estão disponíveis no sítio: http://www.jardimbotanico.df.gov.br/visitacao/normas-de-conduta/ e orienta o visitante sobre como desfrutar do espaço em harmonia com meio ambiente e com os demais frequentadores.

 

É recomendável que o visitante se responsabilize pelo lixo que trouxer para o jardim, cumprindo assim nossa missão educativa onde a população mantem organizada qualquer área que tenha usufruído.

 

Dentro de nosso espaço temos um restaurante muito apreciado pelo público, o Jardim Bom Demais que serve o famoso café da manhã estilo piquenique, além de um cardápio completo para outros tipos de refeição. Reservas através do número 3366-5732.

 

O Jardim está aberto de terça a domingo, incluindo feriados, de 9:00 às 17:00hs.

 

O valor do ingresso é R$5,00 e crianças menores de 12 anos e adultos maiores de 60 não pagam. Pedestres podem entrar antes desse horário para uma caminhada matinal e o horário de fechamento deve ser respeitado, pois com o entardecer os animais silvestres começam a circular na área de visitação.

 

A velocidade máxima permitida dentro do JBB é de 40km/h, as pistas são estreitas e obedecem um único sentido, de acordo com as placas de sinalização.

 

Contato: 3365 – 5597

Fonte: www.jardimbotanico.df.gov.br

 

Jardim Botânico de Brasília - ATUALIZADO 2020 O que saber antes de ...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jardim Botânico de Brasília. - O metro quadrado menos quadrado da ...

 

Parque Jardim Botânico de Brasília - Horários de Ônibus - Infor ...

 

);