Instituto de Ciências Biológicas

Herbário da UnB  

 

 O Herbário da Universidade de Brasília (abreviação internacional UB) é o maior da região Centro-Oeste. Trata-se de uma rica coleção de espécimes vegetais herborizados e montados em exsicatas, preservadas sob baixa temperatura, em ambiente controlado.

  A maior parte das consultas ao seu acervo do Herbário UB visa a identificação de plantas desconhecidas, principalmente para a pesquisa, mas também para a comunidade, por exemplo em casos de plantas medicinais, ou que causaram intoxicação (contactar o CDT para agendar a identificação). Outro serviço freqüentemente prestado pelo herbário, é o fornecimento de informações adicionais sobre plantas cuja identidade o consultante já conhece, tais como época de floração ou frutificação, usos, sinônimos, autores dos nomes científicos, ocorrência geográfica e freqüência.

  Ocasionalmente, o Herbário é procurado por pessoas que desejam prestar informação sobre plantas medicinais usadas com êxito, plantas alimentícias raras ou interessantes, ou plantas causadoras de intoxicação.

  O Herbário UB dispõe ainda de uma biblioteca com várias obras clássicas tais como a Flora Brasilienses de F. von Martius (obra em latim), e o Dicionário de Plantas Úteis do Brasil de M. Pio Corrêa, além de periódicos, livros, teses diversas e cerca de 2.000 separatas organizadas por título do periódico e que estão em processo de serem indexadas e computador por um sistema ad hoc. Esta Biblioteca é consultada por alunos de diversos cursos de graduação e pelos alunos de pós-graduação em Botânica. O Herbário produz uma publicação bianual, o “Boletim Informativo do Herbário da Universidade de Brasília”, cujo 4º número, lançado em 1998, contém uma listagem dos cerca de 800 tipos de espécies (= exsicatas testemunhas) de espécies novas descritas para a ciência.

  O Herbário tem uma coleção comparativa da flora do Distrito Federal, que consta de uma exsicata com flor e outra com fruto de todas as plantas vasculares do Distrito Federal. A coleção também está sendo ilustrada com fotografias, eslaides, descrições e dados detalhados de habitat, devendo ser de grande utilidade para a comunidade biológica, facilitando muito a rápida identificação das plantas locais e permitindo a expedita atualização de nomes em casos de mudanças nomenclaturais.

  O Herbário UB participa do Projeto Reflora, de repatriamento digital de amostras da flora brasileira.

 

Meios de contato:

 

Secretária: Sarah Lee

Atendimento: 8:00 às 15:00h

☎ +55 (61) 31072920

🌏 https://www.ppgbotunb.com/sobre-1-c1d4j

O Departamento de Zoologia da UnB pertence ao Instituto de Ciências Biológicas e foi criado em 1993. Atualmente conta com 16 professores, todos doutores com dedicação exclusiva, atuando em diversas áreas da Zoologia básica e aplicada.

O Departamento funciona em um prédio de dois andares com aproximadamente 1000 m2 de área útil, incluindo 13 laboratórios e 5 salas de coleções.

No ensino de graduação, o Depto de Zoologia oferece disciplinas para os cursos de Ciência Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Ciências Ambientais e Biotecnologia.

No ensino de pós-graduação o corpo docente do Depto de Zoologia tem atuado principalmente nos programas de Ecologia e Biologia Animal, e a partir de 2012 iniciará um Programa de Pós-Graduação em Zoologia (mestrado e doutorado).

 

Meios de contato:

 

Chefe do Departamento: Profa. Marina R. Frizzas

☎ (61) 3107-3020

 

Laboratórios do Departamento de Zoologia

 

Lab. de Abelhas (Antônio J. C. Aguiar)

Lab. de Aracnídeos (Paulo C. Motta)

Lab. de Bentos (Maria Júlia M. Silva)

Lab. de Evolução e Coloração Animal (Felipe M. Gawryszewski)

Lab. de Comportamento Animal (Regina H.F. Macedo)

Lab. de Diptera (José R. Pujol-Luz)

Lab. de Ecologia e Conservação de Aves (Miguel Â. Marini)

Lab. de Entomologia Aplicada (Marina R. Frizzas)

Lab. de Herpetologia (Guarino R. Colli)

Lab. de Mimetismo e Psicologia de Predadores (Carlos E. G. Pinheiro)

Lab. de Mamíferos (Jader S. Marinho-Filho)

Lab. de Biologia e Conservação de Morcegos (Ludmilla M. S. Aguiar)

Lab. de Planejamento para Conservação (Ricardo B. Machado e Roberto B. Cavalcanti)

Lab. de Termitologia (Reginaldo Constantino)

 

Coleções zoológicas

 

Coleções zoológicas são centros de documentação que mantêm um registro permanente e ordenado de faunas de hábitats e regiões diferentes. As coleções são compostas de conjuntos de espécimes inteiros ou partes, preservados para estudo, constituindo amostras de populações naturais. São coleções científicas e não são usadas para exposição nem
para atividades didáticas rotineiras. São essenciais para pesquisas em várias áreas, como Sistemática, Ecologia, Biogeografia, Biologia da Conservação, e Morfologia comparada. Parte do material dessas coleções é insubstituível e outra parte pode ser substituída apenas a um custo muito elevado. Entre o material insubstituível estão alguns tipos primários, o material-testemunho (“vouchers”) mantido como referência de trabalhos de pesquisa publicados e teses de mestrado e doutorado, e o material proveniente de hábitats que já desapareceram, como por exemplo o proveniente de áreas que foram inundadas por hidrelétricas. As coleções do Departamento de Zoologia da UnB surgiram juntamente com o departamento (criado como “Laboratório”), na década de 60. Essas coleções são dinâmicas e crescem continuamente, exigindo manutenção constante. Em 2010 as coleções foram transferidas para as novas instalações do Instituto de Ciências Biológicas.

 

Coleções do departamento:

 

Coleção de mamíferos
A coleção de mamíferos da UnB contém cerca de 5000 espécimes taxidermizados e ocupa um espaço de 40 m2 no Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas (IB). Contém material principalmente do Distrito Federal e da região do Cerrado. Está sob a responsabilidade do Prof. Jader S. Marinho-Filho.

 

Coleção de aves

A Coleção de Aves da UnB contém cerca de 2000 exemplares taxidermizados e ocupa um espaço de 40 m2 no Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas (IB). Em 2002 recebeu o nome de “Coleção Marcelo Bagno” em homenagem ao ornitólogo e ex-aluno da UnB. Contém material principalmente do Distrito Federal e da região do Cerrado. Está sob a responsabilidade do Prof. Miguel A. Marini.

 

Coleção Herpetológica
A coleção Herpetológica da UnB (CHUNB) contém cerca de 30 mil espécimes e ocupa um espaço de 64 m2 no Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas (IB). É a maior da região Centro-Oeste e uma das maiores em material do Cerrado. O grupo predominante é Lacertilia. Está sob a responsabilidade do Prof. Guarino R. Colli.

 

Coleção de aracnídeos
A coleção de aracnídeos da UnB está associada ao Laboratório de Aracnídeos, que ocupa um espaço de 36 m2 no Departamento de Zoologia, Instituto de Ciências Biológicas (IB). Contém material principalmente do Distrito Federal e e região. Está sob a responsabilidade do Prof. Paulo Cesar Motta.