II Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado

O Museu do Cerrado foi parceiro da II Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado, uma iniciativa da área de Gastronomia do Campus Riacho Fundo.

Durante a programação, foi realizado o 1º Concurso de Receitas do Cerrado com caráter cultural e recreativo com o objetivo de incentivar cozinheiros amadores e profissionais no uso de especiarias do Cerrado, gerando a valorização dos produtos da sociobiodiversidade do Cerrado na gastronomia. Uma condição para participar do concurso é utilizar-se do “Baru” – espécie nativa do Cerrado – como item obrigatório na receita.

‘Quem acha que dinheiro não dá em árvore ou não cai do céu, é porque não conhece o baruzeiro’. Essa frase de um autor anônimo representa o potencial econômico da espécie Dipteryx alata, conhecido popularmente como baru, cumbaru, coco-feijão, entre outras.

Nativo do Cerrado, o baru vem sendo aproveitado como fonte de renda principal ou complementar por inúmeros extrativistas e cooperativas sobretudo nas últimas duas décadas. Ainda há um longo percurso para que a cadeia produtiva do baru seja mais inclusiva e sustentável, mas é possível identificar boas práticas no aproveitamento da castanha e mais recentemente do mesocarpo de baru.

Pensando no potencial gastronômico dessa espécie, o concurso tem o baru como item obrigatório nas duas categorias (prato principal e sobremesa) para que você, cozinheiro (a) ou confeiteiro (a), amador ou profissional, use sua criatividade e técnica como preferir. Não perca tempo e desenvolva sua receita com a castanha do Cerrado!

Site: https://saboresesaberesdocerrado.com/

2021_09_06_Gastronomia_ II-Jornada-Nacional-do-Conhecimento-Sabores-e-Saberes-do-Cerrado_poster

II Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado

Apesar das restrições impostas devido a pandemia do novo coronavírus, a segunda edição da Jornada Nacional do Conhecimento Sabores e Saberes do Cerrado se aproxima. O evento, que será realizado pelo Campus Riacho Fundo do IFB, entre os dias 11 de agosto à 11 de setembro, é gratuito e contará com palestra magna, aulas-show, webnário, concurso de receitas e mostras fotográficas. Tendo em vista o contexto da pandemia, a jornada foi totalmente adaptada ao ambiente virtual e será transmitida pelo canal IFBTV, no YouTube.

“Com a internet, nosso evento ganha outra dimensão”, destaca a professora de gastronomia do IFB e uma das coordenadoras e idealizadoras do evento, Ana Paula Jacques. A jornada conta ainda com a coordenação dos professores de geografia do IFB, Edilene Américo Silva e José Vandério Cerqueira Pinto.

1º Concurso de Receitas do Cerrado

• Período de inscrições: de 11 a 25 de agosto de 2020
  • Resultado final: 11 de setembro de 2020
  • Premiação: kit com produtos da Central do Cerrado e livro “Frutos do Cerrado: 100 espécies atrativas para o Homo sapiens” do biólogo Marcelo Kuhlmann para os vencedores de cada categoria.