Máira Beatriz Teixeira da Costa

O objetivo desse trabalho foi caracterizar dois fragmentos do Cerrado sentido restrito, um conservado e outro degradado, bem como avaliar o potencial dos formícideos como bioindicadores de conservação e degradação no bioma Cerrado. Para isso, realizou-se inventário florestal, utilizando amostragem aleatória com parcelas de 20 x 50 m. Em cada parcela foi alocada uma sub-parcela de 10 x 10 m para estimar a regeneração natural e cinco pontos de amostragens com armadilhas do tipo pitfall para coleta de formicídeos, e das variáveis ambientais (abertura de dossel, serapilheira, vegetação e características edáficas). Para avaliar a suficiência amostral utilizou-se regressão linear com resposta em platô, foi realizada análise de similaridade (ANOSIM) de espécies (formigas e plantas) entre os ambientes e ordenação pelo Escalonamento Multidimensional Não-Métrico (NMDS). A determinação das espécies bioindicadoras ocorreu pelo Valor Indicador Individual (IndVal) e a relação destas com as variáveis ambientais foi realizada pela Análise de Correspondência Canônica (CCA). A regressão em platô revelou que a intensidade amostral foi suficiente para amostrar as espécies de plantas e formicídeos. O Cerrado conservado foi caracterizado como estruturado e diverso em seus estratos, enquanto o Cerrado degradado demonstrou estrutura desequilibrada em estágio inicial de recuperação e baixa diversidade. Observou-se que a comunidade de formicídeos foi influenciada pelo estado do ambiente. As espécies Solenopsis geminata e Linepithema foram apontadas como bioindicadoras de Cerrado conservado e apresentaram relação com as variáveis matéria orgânica, serapilheira, argila, diversidade do estrato lenhoso e da regeneração. Ectatomma brunneum foi selecionada como bioindicadora do Cerrado degradado e apresentou relação com as variáveis areia, pH, abertura de dossel e CTC. O Cerrado conservado apresentou maior composição, riqueza de espécies de formigas e grupos funcionais que o degradado. Conclui-se que as espécies Solenopsis geminata e Linepithema sp 1. podem ser utilizadas como bioindicadoras de Cerrado conservado e Ectatomma brunneum como bioindicadora do Cerrado degradado, ambas possuem relação com variáveis ambientais que refletem o estado do ambiente, o que potencializa a utilização de formicídeos como ferramenta no monitoramento ambiental.

COSTA, Máira Beatriz Teixeira da. Formicídeos como bioindicadores de conservação e degradação ambiental no bioma cerrado. 2019. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.