Exposição SerTão Kalunga

A partir do dia 21 de julho, a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge abre suas portas para a exposição “SerTão Kalunga”, uma imersão visual e cultural no maior quilombo do Brasil, localizado em Goiás. A exposição, que vai até o dia 21 de agosto, estará disponível para visitação das 16h às 22h, como parte das comemorações dos 24 anos do Encontro de Culturas Tradicionais na Vila de São Jorge, porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

 

A vernissage de abertura, no dia 21 de julho às 19h, contará com a presença do fotógrafo André Dib e do folião Kalunga Adão Paz, além de outros convidados. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre o trabalho de Dib e interagir com lideranças do Território Kalunga.

 

“SerTão Kalunga” retrata a beleza, resistência e singularidade dos Kalunga, capturados pelas lentes de André Dib. “Para nós aqui, Kalunga tudo é um”, diz Bia Kalunga, neta de Dona Procópia dos Santos, expressando a essência coletiva dessa região intocável no coração do Cerrado.

 

André Dib, premiado fotógrafo com mais de duas décadas de experiência, aborda o cotidiano Kalunga em suas imagens: celebrações, plantações, colheitas, alimentação e produção. Sua fotografia revela o equilíbrio de se viver em harmonia com a natureza e as tradições ancestrais, preservando uma conexão profunda com a cultura e a biodiversidade.

 

Além disso, a exposição oferece audiodescrição por meio de QR codes, garantindo acessibilidade para visitantes com deficiência visual. Durante o período em que a exposição estiver na Casa de Cultura, serão realizadas visitas guiadas uma vez por semana, além de visitas que podem ser agendadas pelo telefone (61) 9 8171-4140.

 

A exposição, produzida pelo Instituto Jardim, será realizada através do FAC, Fundo de Arte e Cultura de Goiás. Em agosto, estará disponível das 14h às 18h. Não perca a oportunidade de conhecer a riqueza e a beleza dos Kalunga através dos retratos de André Dib. Venha se encantar com a exposição “SerTão Kalunga” e celebrar a diversidade e resistência do povo Kalunga.

 

#territóriokalunga #sertaokalunga #exposicao #fotografia #cultura #quilombo #quilombolas #kalunga #casadeculturacavaleirodejorge 

#quilombokalunga