Empório do Cerrado

 O Empório do Cerrado, é a marca coletiva da Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado-RCS, que promove a comercialização de produtos manejados de forma sustentável e certificados orgânicos de forma participativa pelo CEDAC- Centro de Desenvolvimento Agroecológico do Cerrado. A RCS tem como instrumento cooperativo a CoopCerrado, envolvendo mais de 4,6 mil agricultores familiares e populações tradicionais que manejam a sociobiodiversidade fornecendo diversos ingredientes saudáveis desde alimentos, castanha, óleos vegetais, resinas, corantes, fitofármacos, plantas aromáticas, condimentares e medicinais. A comercialização é realizada pela CoopCerrado que trabalha dentro das premissas do comércio justo, da agroecologia, da valorização e respeito do saber fazer das populações do Cerrado. 


(Rede de Comercialização Solidária de Agricultores Familiares e Extrativistas do Cerrado): É uma rede comunitária de agricultores familiares, extrativistas, pescadores, vazanteiros, assentados, quilombolas e guias turísticos que tem como objetivo,  promover a valorização da sociobiodiversidade, por meio da organização sócio-produtiva, do uso e  da conservação da biodiversidade. O foco da CoopCerrado é no manejo sustentável e produção de ingredientes florestais a citar: baru, amburana, pimenta de macaco, buriti, copaíba, faveira, ipê roxo, jatobá, macaúba, babaçu, pequi entre outros. E produtos cultivados em sistema agroecológico certificado orgânico de forma participativa, a citar: grãos, chás, pimentas, temperos, ervas e especiarias. Cada espécie tem o aproveitamento feito de forma diferenciada, e claro, sempre havendo preocupação com a sustentabilidade da atividade. Os agroextrativistas que constroem a rede implementam processos que garantem a sua autonomia em relação a: Ocupação do território do Cerrado, assistência técnica, agroindustrialização, certificação orgânica participativa, acesso ao crédito, desenvolvimento de estratégias de comercialização de produtos.

Seus princípios são: 

1- Respeitar o Cerrado e os biomas de contato;

 2- Garantir o desenvolvimento com democracia e justiça;

 3- Fortalecer a identidade dos agroextrativistas do Cerrado e demais biomas;


 

Castanha de baru, biscoito. linha de molhos, linha de farinha sem glúten, linha de temperos e condimentos, linha de frutas, linha de conservas e creme, esponjas vegetais, entre outros. 

Endereço: Rua JDA-2 s/n°, em frente à quadra 15, lote 35 Jardim Aroeiras Goiânia-GO

CEP: 74770-470

Telefone: (62) 3565-6240

E-mail: comercial@emporiodocerrado.org.br

 

Site: www.emporiodocerrado.org.br

Conheçam as suas redes sociais

Referências 

Empório do Cerrado. Empório do Cerrado, 2020. Disponível em: http://emporiodocerrado.org.br/site/. Acesso em: 07/04/2020.