Educação de jovens e adultos e extensão universitária: a Licenciatura em Educação do Campo da UnB e a experiência com a Educação Popular

Autor(a):

Tállyta Abrantes Nascimento

Resumo:

O presente trabalho tem o propósito de analisar a relação dialética entre ações educativas da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade de Brasília e o Projeto de Extensão realizada na cidade, que acolhe a classe trabalhadora como sujeitos de direito à educação. Com o intuito de fazer uma reflexão sobre a experiência com o Projeto de Extensão “Educação de Jovens e Adultos – EJA na UnB-FUP”, que surgiu a partir do protagonismo de egressas da Licenciatura em Educação do Campo, da Faculdade UnB Planaltina, e atender aos funcionários/as terceirizados/as da Universidade de Brasília, no Campus Planaltina, essa pesquisa busca compreender a complexidade que envolve tanto a formação de educadores/as de Jovens e Adultos quanto os educandos/as que participam desta dinâmica formativa, em um curso equivalente ao nível fundamental e médio, enfrentando, porém, diversos dilemas e contradições para nele conseguirem se manter. O Projeto EJA na UnB-FUP tem o objetivo de ressignificar o trabalho para as/os estudantes que dele participam, partindo do pressuposto da formação omnilateral e continuada, uma formação política intrínseca à sua formação humana. Espera-se que com este trabalho possamos compreender a extensão como atividade viva dentro da universidade, com projetos que dialoguem com a realidade acadêmica e a comunidade planaltinense na qual está inserida e também avançar na relação de parcerias entre a Licenciatura em Educação do Campo e a Comunidade Planaltinense, e refletir sobre as práticas pedagógicas para o público da Educação de Jovens e Adultos e também sobre o papel social que a Universidade tem. O Projeto EJA na UnB-FUP questiona e apresenta alternativa de educação para trabalhadores/as da Universidade de Brasília, com um longo processo de reflexão sobre o projeto hegemônico de educação vigente em nossa sociedade. E apresenta reflexões sobre as relações de trabalho que estes/as trabalhadores/as enfrentam cotidianamente em suas vivências dentro do espaço da universidade, na sequência expomos também, as ações e articulações para a consolidação do projeto de extensão. Utilizamos da metodologia com base nos princípios formadores do materialismo histórico dialético e técnicas da pesquisa-ação e pesquisa participativa para coleta de dados e análises e reflexões de falas, depoimentos, rodas de conversas e textos dos/as trabalhadores estudantes do projeto. Concluímos o trabalho com algumas reflexões acerca de desafios e contradições encontradas no projeto e apresentamos análises do discurso dos/as trabalhadores a fim de encontrarmos soluções em longo prazo para potencializar ações no projeto de Extensão EJA na UnB-FUP. Para isto, o trabalho traz o arcabouço teórico: Molina (2015), Arroyo (2017), Rêses (2017), Freitas (2012), Freire (1987), Caldart (2012), Reis (2000), entre outros.

Referência:

NASCIMENTO, Tállyta Abrantes do. Educação de jovens e adultos e extensão universitária: a Licenciatura em Educação do Campo da UnB e a experiência com a Educação Popular. 2019. 149 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

Disponível em:

https://repositorio.unb.br/handle/10482/36751

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