Diversidade e colonização micorrízica em diferentes usos do solo no Cerrado

Jadson Belem de Moura

Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) atuam como uma extensão do sistema radicular, auxiliando na absorção de água e nutrientes minerais para a planta, especialmente, aqueles elementos pouco móveis no solo como fósforo, zinco e cobre. Esta associação resulta em uma maior sanidade do vegetal e maior resistência a situações de estresse nutricional e hídrico. O objetivo do presente trabalho foi estudar o impacto de diferentes usos do solo de Cerrado na densidade, diversidade e ecologia dos fungos micorrízicos arbusculares. A ocorrência de fungos micorrízicos e os teores de glomalina foram determinados em solo sob; em cinco genótipos de trigo sob os sistemas de plantio direto e convencional; em diferentes variedades de cana-de açúcar sob dois sistemas de produção (orgânico e convencional) e em diferentes plantas de cobertura, após a cultura do milho com e sem adubação de cobertura. Para a determinação da porcentagem de colonização, as raízes foram clarificadas e coradas com 0,05% de Azul-de- Trypan em lactoglicerol e a avaliação da colonização foi feita em microscópio estereoscópico, seguindo a técnica de interseção dos quadrantes. Os esporos de FMAs foram extraídos pelo método do peneiramento úmido seguida por centrifugação em sacarose 50 %. Para a determinação da glomalina facilmente extraível foi utilizado o método de Bradford. A identificação das espécies de FMAs foi realizada a partir das características morfológicas de esporos em lâminas com polivinil-lacto-glicerol puro e misturados com Melzer e classificados segundo as definições do International Culture Collection of Arbuscular and Vesicular-Arbuscular Mycorrhizal Fungi. Todos os genótipos de trigo se mostraram sensíveis ao impacto do revolvimento do solo no plantio convencional e o número de esporos foi maior no sistema de plantio direto, que também apresentou maiores valores de glomalina facilmente extraível quando comparados com o sistema convencional. Em ambos os sistemas o genótipo PF0220062 apresentou maior número de esporos no solo; a composição da comunidade de FMAs foi diferente para as variedades de trigo e para os sistemas de manejo agrícola. Quanto à riqueza de espécies, o plantio direto apresentou riqueza semelhante ao convencional, ambos com 12 espécies das 15 encontradas na área. Não houve efeito das variedades de cana-de-açúcar no número de esporos e teores de glomalina no solo, mas em plantio orgânico houve maior colonização micorrízica. As variedades cultivadas sob sistema de plantio convencional apresentaram uma população de fungos micorrízicos arbusculares mais rica, com ocorrência de 12 das 13 espécies diferentes de fungos micorrízicos encontradas em ambos os sistemas de cultivo. Não houve diferença significativa ou efeito dos tratamentos de cobertura vegetal, da adição de nitrogênio em cobertura na cultura do milho, nem da interação de ambos na colonização micorrízica e glomalina. Para o número de esporos na rizosfera observou-se efeito apenas da cobertura vegetal, com ou sem adição de N, sendo encontrada maior esporulação na rizosfera de guandu e crotalária e menor esporulação em milheto. Todas as espécies de plantas de cobertura estudas apresentam comportamento semelhante em relação à frequência de espécies de fungos micorrízicos arbusculares que colonizam a rizosfera e não houve diferenciação de grupos de fungos micorrízicos com a adição ou não de N em cobertura no milho, cultivado anteriormente às plantas de cobertura.

MOURA, Jadson Belem de. Diversidade e colonização micorrízica em diferentes usos do solo no Cerrado. 2015. xiv, 97 f., il. Tese (Doutorado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.