Cooperativa dos Agricultores familiares e Agroextrativistas Grande Sertão Ltda

 

A Cooperativa Grande Sertão foi criada em 28/07/2003 no Norte de Minas Gerais, porém a idéia surgiu em 1995 com a necessidade dos agricultores tinham de acessar o mercado. O intuito da cooperativa é de valorizar as culturas tradicionais e os ecossistemas naturais, por meio do beneficiamento e comercialização de frutos do cerrado e produtos da Agricultura Familiar. Ela produz polpas congeladas de frutas oriundas de quintais e também de áreas do cerrado e caatinga da região. 

 

É uma cooperativa que tem como trabalho central organizar a produção, fazer o beneficiamento e encaminhar o produto até o mercado, com a condição de que o produto seja agroecológico, sempre respeitando o meio ambiente. São 1200 famílias em 300 comunidades de 30 municípios do Norte de Minas Gerais. Pessoas que cultivam alimentos para autoconsumo em parceria com suas famílias e comunidades, gerando também excedentes para o mercado. A cooperativa também participa de redes de articulação, onde contribui na construção de propostas para o desenvolvimento regional, levando em consideração a condição das populações do semi-árido mineiro e suas experiências.

Polpas de frutas congeladas, pequi congelado, óleo de pequi, polpa de pequi, em conserva, rapadurinha, açúcar mascavo, mel (apis), arroz e farinha de mandioca.

 

Endereço: R. H Andersen, nº 400 – Distrito Industrial, Montes Claros – MG, 

CEP: 39404-627.

Telefone: (38) 3223-2285

E-mail:  cooperativagrandesertao@gmail.com / vendascgs@gmail.com

Site: a cooperativa não possui site oficial.

 

Conheçam as suas redes sociais

Referências

Cooperativa dos Agricultores familiares e Agroextrativistas Grande Sertão Ltda. Central do Cerrado, 2020. Disponível em: http://www.centraldocerrado.org.br/comunidades/grande-sertao/. Acesso em: 12/04/2020.

 

Cooperativa dos Agricultores familiares e Agroextrativistas Grande Sertão Ltda. Cerratinga, 2020. Disponível em: http://www.cerratinga.org.br/cooperativa-grande-sertao/. Acesso em: 12/04/2020. 

 

Cooperativa dos Agricultores familiares e Agroextrativistas Grande Sertão Ltda. Revista aspta, 2020. Disponível em: http://aspta.org.br/files/2014/10/Artigo-4-Cooperativa-Grande-Sert%C3%A3o-articulando-popula%C3%A7%C3%B5es-e-diversidades-do-Norte-de-Minas-Gerais2.pdf. Acesso em: 12/04/2020.