Paula Oliveira Gomes

O objetivo da pesquisa foi estimar os impactos econômicos e financeiros do turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), visando subsidiar o desenvolvimento sustentável do Cerrado brasileiro. Observa-se que o turismo de natureza e o número de visitantes nos Parques Nacionais e na região da Chapada dos Veadeiros vêm aumentando, o que contribui para as economias locais, por meio dos gastos dos visitantes na viagem e também para o reconhecimento dos valores da natureza, por meio da valoração contingente dos atributos naturais e culturais. A área de estudo, reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, é formada por ecossistemas únicos, sendo importante também para o abastecimento de água na região e no Brasil, além de manter o hábitat de espécies ameaçadas de extinção, endêmicas e outras ainda não conhecidas pela ciência. Os dados da pesquisa foram coletados em 19 dias de pesquisa de campo, entre 30/12/2015 e 11/07/2016, no Centro de Visitantes do Parque, totalizando 591 entrevistados, baseados nos métodos de: (1) custo de viagem, e (2) disposição a pagar. A entrevista abrangeu questões do perfil sociodemográfico, gastos efetivos na viagem, disposição a pagar pelo valor de uso, por meio de uma taxa de ingresso no PNCV, disposição a pagar pelos valores de legado e existência, preocupação ambiental; e também, um bloco complementar sobre a demanda dos visitantes por atividades ou serviços mais diversificados ou sofisticados na região; sugestão para melhoria dos serviços do PNCV, e motivo da visita ao PNCV. Do total de pesquisados, 46% dos visitantes procedem do Distrito Federal e Goiás, 52% de outros estados brasileiros e 2% são estrangeiros. O gasto total na viagem apresenta relação direta com idade, renda, duração da viagem e ainda, gastam mais os visitantes brasileiros de estados mais distantes, que não DF e Goiás, e os estrangeiros. O impacto financeiro gerado pelo turismo na região da Chapada dos Veadeiros é estimado em R$92 milhões por ano (DP ±R$38 milhões). A disposição a pagar por uma taxa de ingresso (valor de uso) é aceita por 91% dos visitantes. Há relação inversa com idade e número de visitas e relação direta com renda, assim como, têm disposição a pagar um valor de ingresso maior os visitantes dos estados brasileiros (exceto DF e Goiás) e os estrangeiros. Por fim, 42% dos visitantes afirmaram disposição a pagar um valor mensal para a conservação dos atributos naturais e culturais do PNCV (valores de legado e existência). A única variável significativa para explicar esse valor foi a escolaridade do visitante. O perfil dos visitantes do PNCV está de acordo com as características dos visitantes de outras áreas naturais, tratam-se de pessoas com escolaridade média, superior ou pós-graduação, renda média à elevada e ambientalmente preocupados. Os gastos dos visitantes na viagem geram um incremento significativo na economia local. Portanto, é ainda mais importante considerar as características dos visitantes, e seus interesses quantos às atividades e serviços do turismo. O impacto econômico gerado pela visitação no PNCV mostra que o uso sustentável dessa área natural para o turismo é a melhor opção em termos de desenvolvimento econômico para a região, sendo mais lucrativo que o uso convencional para agroindústria e pecuária. O potencial de arrecadação a partir da cobrança de uma taxa de ingresso é superior ao orçamento repassado pelo governo e, portanto, importante para complementar as necessidades dessa área protegida. A disposição a pagar de 42% dos visitantes para os valores de legado e existência, sugere que é importante aproveitar mais o interesse e potencial engajamento das pessoas em atividades direcionadas para o consumo consciente, a conservação e uso sustentável dos recursos naturais. O elevado nível de preocupação ambiental dos visitantes do PNCV é uma informação importante para a gestão particularmente no planejamento e implantação de ações que minimizem os impactos socioambientais negativos e maximizem os potenciais impacto positivos.

GOMES, Paula Oliveira. Contribuições econômicas e financeiras do turismo no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. 2017. 110 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Turismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.