Soraia Fonseca Oliveira

Este trabalho visou avaliar germinação e viabilidade das sementes que compõem o banco de sementes do solo de áreas degradadas de Cerrado, Cerradão e Mata de Galeria na Fazenda Água Limpa, em Vargem Bonita, DF, no final da estação chuvosa (maio de 2006). Uma faixa de amostragem de 4000 m² foi instalada em cada área de estudo, as quais haviam sido queimadas no ano de 2005. No interior da faixa de amostragem foram delimitadas aleatóriamente 30 parcelas de 2 x 2 m. Foram coletadas 30 amostras de solo (0,15 x 0,12 x 0,10 m) no interior de cada parcela. Ao longo de 71 dias foram realizadas as avaliações por meio da contagem das plântulas que emergiram do solo coletado e após este período procedeu-se com a secagem, peneiração e a separação direta das sementes que restaram no solo coletado e que não haviam germinado. Foram contabilizados 209 indivíduos nas amostras de solo de cerrado, 626 nas amostras de solo de cerradão e 338 nas de mata de galeria, totalizando 1173 sementes germinadas na avaliação do solo coletado ao final da estação chuvosa. A característica emergência de plântulas foi submetida ao teste de normalidade de Lilliefors, pelo qual verificou-se que a mesma não segue uma distribuição normal, e ao teste de Cochran e Bartlet, pelo qual observou-se a ausência de homocedasticidade. Os diásporos encontrados nas amostras do banco de sementes do solo das três áreas estudadas puderam ser identificados apenas como diásporos de espécies gramíneas ou herbáceas.

OLIVEIRA, Soraia Fonseca. Comparação do banco de sementes do solo de três fitofisionomias do bioma cerrado em áreas perturbadas. 2007. 53 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.