Caracterização química do óleo essencial de Baccharis reticularia DC. (Asteraceae) em função de diferentes procedências e da sazonalidade no Distrito Federal
Autores:
Hellen Cristina Dias de Santana
Resumo:
A savana brasileira (Cerrado) possui uma das mais ricas flora do mundo com um imenso potencial de uso de suas espécies nativas. É urgente a necessidade de pesquisas que promovam sua valorização e exploração sustentável devido à velocidade de antropização a que está sujeito. O gênero Baccharis contem diversas espécies produtoras de óleo essencial com grande representatividade no Cerrado brasileiro. É conhecido popularmente como vassourinha ou carqueja, e tem sido amplamente utilizado pelo seu potencial farmacológico, organoléptico e agronômico. Baccharis reticularia DC. é uma planta aromática, endêmica do Brasil e presente nos biomas Cerrado e Mata Atlântica, não relatada na literatura estudos sobre o seu óleo essencial. O objetivo deste trabalho foi a caracterização química do óleo essencial de B. reticularia DC. procedente de três localidades da região do Distrito Federal, assim como analisar a variação sazonal do óleo essencial desta espécie em cinco épocas de coleta durante um ano. Folhas e flores de cerca de 10 indivíduos em cada local e época foram amostradas e seus óleos essenciais extraídos por hidrodestilação em aparelho Clevenger modificado e analisado por cromatografia gasosa (CG-FID) acoplada a espectrometria de massas (CG-MS). Os teores obtidos do óleo essencial (0,74% a 0,98%) não diferiram estatisticamente entre os locais de coleta. No entanto, a concentração dos compostos majoritários (> 5,0 %) beta-pineno, beta-felandreno, biciclogermacreno, germacreno-D, espatulenol e kessano apresentou variações significativas entres as três populações observadas. A Análise Discriminante Canônica permitiu separar as três populações, evidenciando diferentes características em seu perfil químico. No estudo da variação sazonal, os teores de óleo essencial apresentaram diferenças significativas, variando de 0,71% em fevereiro (verão chuvoso) à 0,97% em julho (inverno seco). Os compostos majoritários biciclogermacreno, beta-felandreno e espatulenol apresentaram diferenças significativas entre as épocas. As maiores expressões dos dois primeiros foram 16,3% e 17,8% em julho de 2013, respectivamente, enquanto para o espatulenol esta época correspondeu ao seu menor valor (4%). A Análise Discriminante Canônica permitiu agrupar as cinco épocas de colheita em três perfis químicos do óleo essencial.
Referência:
SANTANA, Hellen Cristina Dias de. Caracterização química do óleo essencial de Baccharis reticularia DC. (Asteraceae) em função de diferentes procedências e da sazonalidade no Distrito Federal. 2013. 73 f., il. Dissertação (Mestrado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.