Chiococca racemosa

Nomes populares

Cainana, cainca

Partes utilizadas

Entrecasca, raiz

Uso medicinal

A cainana é muito efetiva e bem específica para o tratamento da coluna vertebral. Ela é apresenta uma grande ação na parte lombar, sendo um analgésico e anti-inflamatório tão poderoso que é capaz de sedar a coluna, não importando quão inflamada ela esteja. Além disso, ela é muito útil no tratamento de afecções renais e problemas nos pulmões, por isso, ela é usada para infecções urinárias, tuberculose bronquite asmática. Por suas diversas propriedades terapêuticas, ela é usada em qualquer afecção das articulações, em processos de dor crônica, nas síndromes autoimunes e nos estados de imunodeficiência crônica (AMERICANO, 2015).

Formas de uso

Entrecasca da raiz in natura ou como extrato e chá. Como nessa raiz se encontram grandes concentrações de resina amarga rica em um óleo essencial complexo, usam-se sempre porções mínimas desses preparados (AMERICANO, 2015).

Cuidados

O uso excessivo não é perigoso a ponto de proibir o uso da planta, podendo no máximo promover vômito, diarreia e/ou um estado cefaleico persistente (AMERICANO, 2015).

Referências Bibliográficas

AMERICANO, Túlio. Fitoterapia Brasileira: uma abordagem energética. Brasília: Cidade Gráfica Editora, 2015. 420 p.

);