Associação dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado Prata

 

Em 2004 foi formada a Associação Comunitária dos Extrativistas, Artesões e Pequenos Produtores do Povoado do Prata. No início das atividades da Associação eram focadas a proporcionar uma estrutura legal para fortalecer o grupo e possibilitar a participação em editais para o fomento de atividades extrativistas. O grupo conseguiu através de dois projetos construir e estruturar a casa do artesão, onde comercializam as peças de artesanato de capim dourado. Associações congrega cerca de 30 pessoas por meio da produção e venda de bolsas, caixas, mandalas, suplás e bijuterias fabricadas a partir das hastes do capim-dourado costuradas com seda de buriti. Esses produtos são uma importante fonte de renda para a comunidade. O capim dourado, utilizado para a elaboração do artesanato, é coletado individualmente pelos associados. Cada associado faz a coleta em um local, onde o capim nasce, que é em veredas úmidas, alguns em áreas próprias outros em áreas particulares cedidas para atividade e em áreas dos parques liberados pelos gestores. A coleta respeita o período de reprodução da planta a coleta só inicia depois que as sementes já amadureceram e a maior parte já se dispersou, depois do dia 20 de setembro e continua até o início das chuvas no mês de dezembro. Existe um cuidado grande para a manutenção da espécies, inclusive no manejo das sementes para que haja dispersão da semente somente no local onde a planta teve origem, não havendo transferência de sementes e genes feita por humanos. A inserção da comunidade na comercialização possibilitou uma grande melhora na qualidade de vida da comunidade. Além da comercialização a comunidade também organiza uma vez ao ano a Festa da Rapadura. Durante a festa ocorre durante dois dias no mês de julho, durante esses dias a comunidade monta feira para vender o artesanato, rapadura, rapadura com buriti, doce de buriti além de comidas típicas e durante a noite ocorrem os eventos culturais com músicas, teatros e outras atividades. Esse ano de 2020, está sendo um período muito difícil pois as vendas do nosso artesanato caíram 99%, não podemos realizar nossa tradicional Festa da Rapadura, por causa da Pandemia do Novo coronavírus. 

 

O Povoado do Prata é uma comunidade remanescente quilombola que habita a região conhecida como Jalapão. Os habitantes da comunidade vivem de forma tradicional a base da agricultura familiar, com a produção rural de mandioca e rapadura além de produzirem também outros alimentos e terem pequenas criações. Em 2003 a comunidade começou a se organizar para produzir artesanatos de capim dourado, nativo na região, e para receber turistas para os atrativos do Jalapão.

Artesanatos de Capim Dourado.

Endereço: Av. Dr. Rubinho, Q. 29, Lote 11, Centro – São  Félix do Tocantins 

CEP: 77605-000

Telefone: (63) 9993-33041

E-mail: Osirene.sousa@gmail.com

 

Site: Não Possui. 

Conheçam as suas redes sociais

Referências

SOUSA, Osirene Francisca. Texto Associação comunitária dos Extrativistas, Artesãos e Pequenos Produtores do Povoado Prata. Acesso em: 09/08/2020.