Expansão Urbana

 

 

“Embora altamente visível, em comparação com os 2 milhões de km2 no Cerrado como um todo, os impactos urbanos sobre a biodiversidade são relativamente pequenos, impactando diretamente talvez 2% da área total. Algumas áreas suburbanas têm mais árvores, incluindo espécies nativas, que áreas de savana nativa intocada. As espécies exóticas tais como mangueiras fornecem alimento para a fauna nativa. Pode haver biodiversidade urbana. Por outro lado, sistemas de esgoto sem investimento em tratamento contaminam severamente os rios em muitas áreas.

Enquanto a expansão urbana cria alguns impactos negativos diretos e indiretos, ela também traz importantes efeitos benéficos ao criar as condições para o estado de direito e para a organização da sociedade civil, as quais são essenciais para a conservação, ao contrário do “faroeste” que ainda prevalece em áreas de fronteira mais remotas”.

 

Fonte: SAWYER, D. et al. Perfil Do Ecossistema: Hotspot De Biodiversidade Do Cerrado. Brasília: Supernova Design, 2018, p. 145.

);