Agroecologia

fundo_terra

Agroecologia é uma disciplina científica que usa a teoria ecológica para avaliar e gerir os sistemas agrícolas para que eles sejam produtivos, sustentáveis e que otimizem o uso dos recursos locais, cultivando a fertilidade do solo de maneira biológica e a regulação natural de pragas, através da promoção da biodiversidade, enquanto minimizam os impactos ambientais e socioeconômicos negativos das tecnologias modernas.

Ela se caracteriza também como um movimento sociopolítico e socioambiental, de empoderamento do agricultor familiar em busca de sua identidade e de raízes culturais e principalmente de sua autonomia, poder de decisão e participação ativa no processo produtivo, além das suas preocupações ambientais.

A agroecologia é, portanto, uma ciência integradora, que agrega conhecimentos de outras ciências, além de agregar também saberes populares e tradicionais, sempre visando uma agricultura ambientalmente sustentável, economicamente eficiente e socialmente justa.

As técnicas de agricultura orgânica, agrofloresta e permacultura podem em vários aspectos ser associadas e usadas na abordagem agroecológica.

);