A história ambiental do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - PAD-DF na ótica de histórias vividas por três mulheres

Autor(a):

Yokowama Odaguiri Enes Cabral

Resumo:

O Cerrado do Distrito Federal vem sendo degradado de forma acelerada e um dos fatores mais relevantes é o uso da terra para a agricultura moderna. Um exemplo disso é o Programa de assentamento Dirigido – PAD/DF, que começou a ser executado em 1977 com o objetivo de incorporar as terras, ditas inexploradas, ao processo produtivo e está localizado na porção leste do DF com uma área de aproximadamente 61.000 hectares. O presente trabalho visa problematizar as transformações ocorridas no Cerrado do Distrito Federal com a chegada do PAD/DF, sob a ótica de três mulheres que participaram do processo de implantação do programa. Esta pesquisa se referencia na História Ambiental como campo teórico para a análise das narrações das mulheres e no conceito de “Sertão- Cerrado” que vai além da descrição de uma vegetação. O relato filmado e gravado de três mulheres que hoje habitam a região e que acompanharam ativamente as mudanças que ocorreram, e ainda ocorrem, na localidade, proporcionou reconstruir e registrar as histórias, da região, além de contribuir para o entendimento de como se deu o processo social, ambiental e cultural, que envolveram moradores locais e migrantes na construção do programa de assentamento. Os resultados mostraram que o uso das terras para a agricultura intensiva, contribuiu para a mudança ambiental, tendo como consequência a modificação da paisagem do Cerrado e a perda da biodiversidade que ocorreu com a retirada da vegetação nativa. Tais mudanças ambientais que ocorreram no PAD/DF afetaram a vida e a história de pessoas causando uma perda cultural e a desestruturação das relações socioambientais da localidade e aponta a importância da memória das mulheres entrevistadas na construção da História Ambiental do PAD/DF e que as mesmas possuem uma relação com o “Sertão – Cerrado”. A História ambiental do PAD/DF não pode ser restrita aos indicadores de sucesso produtivo. É preciso considerar a trajetória dos povos que ali habitavam antes do empreendimento e as relações culturais e socioambientais de cada grupo.

Referência:

CABRAL, Yokowama Odaguiri Enes. A história ambiental do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal – PAD-DF na ótica de histórias vividas por três mulheres. 2013. 47 f. Monografia (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.

Disponível em:

);