50 anos do Parque Nacional da Serra da Canastra
Em 03 de Abril de 1972, foi decretada a criação do Parque Nacional da Serra da Canastra. São 50 anos de proteção de umas das áreas mais bem preservadas de todo Cerrado.
A importância do PN da Serra da Canastra para para o lobo-guará é incontestável. Essa é uma das regiões mais adequadas à ocorrência do lobo-guará em toda área da distribuição da espécie.
As áreas protegidas pelo parque nacional servem de refúgio, de berço, de coração para as populações do sudoeste mineiro e nordeste paulista. Foi justamente. Os animais que nascem no parque, colonizam a região, que por sua vez produz lobos para o sudeste do Brasil.
Foi no PN da Serra da Canastra que os estudos sobre a espécie foram iniciados na natureza (no fim da década de 1970) e 30 anos depois as pesquisas se intensificaram e atualmente grande parte do que a ciência sabe sobre sua ecologia, comportamento, saúde, reprodução, genética, etc, saiu dos lobos do parque nacional e imediações. Nessas terras, levantou-se a maior população de lobos por área, a maior densidade da espécie em todo mundo.
Viva a Serra da Canastra! Viva a biodiversidade brasileira! Viva o Cerrado!