50 anos da Reserva Ecológica do IBGE

Localizada na Região Administrativa do Jardim Botânico, a Reserva Ecológica do IBGE é uma área de conservação do Cerrado, com um forte enfoque na pesquisa científica. Com uma extensão de 1.391,25 hectares, está situada na região centro-sul do Distrito Federal, a aproximadamente 25 km do centro de Brasília. Além de ser um importante centro de pesquisa, utilizado por cientistas do Brasil e do exterior, a reserva também recebe visitas de estudantes de escolas e universidades, contribuindo para a disseminação do conhecimento ambiental.

A reserva faz parte da Zona de Preservação da Vida Silvestre da Área de Proteção Ambiental das Bacias do Gama e Cabeça de Veado (APA Gama e Cabeça de Veado), instituída pela Lei Distrital nº 9.417/1986. Essa área de proteção inclui, além da Reserva Ecológica do IBGE, o Jardim Botânico de Brasília (JBB), a Fazenda

Água Limpa da Universidade de Brasília (UnB) e a ARIE Capetinga-Taquara, formando um importante corredor ecológico para a preservação da biodiversidade do Cerrado.

De acordo com a analista ambiental Iona’I Ossami, coordenadora do projeto sobre ecologia e recuperação populacional de Lobelia brasiliensis, a Reserva Ecológica do IBGE é uma das áreas mais estudadas do Bioma Cerrado, permitindo à comunidade científica analisar as diferenças entre áreas conservadas e não conservadas, o que auxilia no monitoramento ambiental e no desenvolvimento de estratégias de preservação.

Notícia disponível em: