Xiloteca
“Xiloteca (do grego: Xýlon de madeira, Theke de caixa, coleçao), é um acervo de diversos espécimes botânicos de madeiras, coletadas, registradas e armazenadas de acordo com técnicas apropriadas.
As coleções geralmente são pequenas, devido à dificuldade de coleta, no entanto podem conter madeiras do mundo ou somente de determinadas regiões. No Brasil, a maior parte as xilotecas são voltadas para madeiras comerciais provenientes da Amazônia.
As amostras de madeira presentes nesses acervos são destinadas para fins de pesquisa e estudos relativos à sua estrutura anatômica, na taxonomia e sistemática, anatomia ecológica e comparada, além de áreas mais aplicadas como a tecnologia da madeira. Além disso, são utilizadas como comparação para identificação de madeiras desconhecidas. Cada uma recebe uma numeração que tem a mesma numeração correspondente ao banco de dados com as informações das coletas, características da planta, local, etc.
A Xiloteca da Universidade de Brasília (UBw) foi organizada pela Prof.ª Drª. Irene da Costa A. Mendes no período de 1994 a 1997, com o auxílio do Prof. Drª. Elder de Paiva e do Biólogo Edimar Neri Cardoso, além de estagiários e técnicos. A coleção também já esteve sob os cuidados da Prof. Drª. Sueli Maria Gomes.
Desde o ano de 2015 até o presente, a coleção tem como curadora a Prof.ª Drª. Julia Sonsin Oliveira. A Xiloteca conta com 988 amostras, sendo sua maioria, de madeiras nativas, que foram coletadas pelo Prof. Dr. José Elias de Paula. O objetivo atual é aumentar o número de coletas com madeiras do Cerrado, visando suprir a deficiência de amostras desse Bioma. Além das madeiras, o acervo conta com uma coleção de lâminas histológicas, utilizadas para identificação e pesquisas”.
Annona coriacea (fruta-do-conde)
Aspidosperma tomentosum (Peroba)
Kielmeyera rubriflora (Pau santo)
Fonte: Sonsin et al 2014. Atlas da diversidade de madeiras do cerrado paulista. FEPAF, Botucatu. 423p.
Meios de contato:
Júlia Sonsin Oliveira – Profa. Adjunta
Doutora em Ciência Florestal
Departamento de Botânica – Universidade de Brasília
(61) 3107-3091