Coordenação

Gislaine Valerio de Lima Tedesco

gislainevl@hotmail.com

O NARQ foi criado em 2000 para abrigar o acervo arqueológico formado a partir das escavações arqueológicas realizadas na cidade de Goiás por equipe da UEG. Este acervo conta com aproximadamente 200.000 fragmentos arqueológicos (cerâmica, louça importada, metal, ossos, 2 esqueletos humanos, entre outros). Este acervo constitui importante fonte de pesquisa sobre a população de Vila Boa de Goiás dos seculos XVIII e XIX e tem sido objeto de pesquisa de variados pesquisadores do Estado de Goiás e também de pesquisas de importantes universidades americanas.

O NARQ possui dois tipos de acervo: o arqueológico, que é o material resgatado dos projetos de pesquisas arqueológicas e o acervo mobiliário e não conta com nenhum tipo de acervo bibliográfico. O acervo arqueológico é patrimônio da União, sendo que a guarda do mesmo é de responsabilidade da Universidade Estadual de Goiás. Esse material é catalogado segundo o tipo de artefato (louça, vidro, cerâmica, metal, ossos, etc.) e segundo sua localização. O acervo arqueológico do NARQ, obtido nos projetos desenvolvidos até o momento, constitui um dos mais expressivos do país, seja nos aspectos quantitativos ou qualitativos, bem como, no que se refere à metodologia adotada para sua coleta. A amostragem obtida viabiliza o estudo de diversos aspectos da vida pública e privada da população que habitou estes sítios históricos escavados. No caso do NARQ, esses sítios estão em Cidade de Goiás, Pirenópolis e em Natividade, no Estado de Tocantins.

A equipe do Núcleo de Arqueologia, no momento, está sob a coordenação da professora arqueóloga Gislaine Valério de Lima. Esta equipe desenvolve projetos de arqueologia através de contratos com empresas que necessitam de profissionais, pesquisadores e consultores para atender uma exigência da Legislação Brasileira de Proteção ao Patrimônio Arqueológico. Essa lei exige o acompanhamento de profissionais em atividades dessa natureza, com o intuito de monitoramento e resgate do material para minimizar os impactos destas obras em sítios arqueológicos.

A responsabilidade da Universidade Estadual de Goiás com este acervo é permanente já que se comprometeu perante o IPHAN garantir sua salvaguarda, conforme consta em varias portarias publicadas no diário oficial da união.

Além disto, o núcleo de arqueologia tem oferecido estágios remunerados aos estudantes do curso de história e geografia contribuindo sobremaneira para sua formação e ingresso em cursos de pós-graduação.

Endereço: Av. Dr. Deusdete Ferreira de Moura, s/nº, Centro, CEP 76.600-000

Telefone: (62) 3936-2160 / (62) 3371-4971 

Site: http://www.coracoralina.ueg.br/conteudo/4360_narq

Publicações:

RUBIN; LORENZO; SILVA; CORREA. EFEITOS DA EROSÃO EM SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS NO ESTADO DE GOIÁS. Casos de Serranópolis e Palestina de Goiás, Clio Arqueológica 2017, V32N1, p. 37-67. Disponível em https://www3.ufpe.br/clioarq/images/documentos/V32N1-2017/artigo2.pdf