Caverna Clarabóia

Uma belíssima caverna que está localizada na cidade de Mambaí – Goiás. Clarabóia tem essa definição por se tratar de uma fenda no teto de uma caverna. Através dessa fenda na caverna Lapa das Dores ou Raio de Sol que é realizado um rapel contemplativo 100% negativo. Descendo a fenda de rapel é possível passar por estalactites, contemplar as duas entradas da caverna e outras formações.

Desenvolvida nas rochas carbonáticas do grupo Bambuí, trata-se de uma caverna com pequeno desenvolvimento linear de 186mts, porém com grande volume em seu único conduto.

Com dimensões de 40mts de largura e 25mts de altura, essa caverna é cortada em sua extensão pelo córrego das Dores. Suas paredes ornamentadas proporciona grande beleza cênica, principalmente visto quando desce de rapel por sua clarabóia ao centro da galeria. Com um piso bem regular esta cavidade apresenta grande facilidade no caminhamento em seu interior.

Devido a seu pequeno desenvolvimento e à grande amplitude de sua galeria, a mesma recebe luz direta do sol em toda sua extensão durante o dia todo

 

Trilha até a caverna – 500mts

Nível de dificuldade da trilha – fácil

Caminhada dentro da caverna – 160mts

Nível de dificuldade da atividade – fácil

);