Turismo a pé e sobre rodas em Brasília

Em outubro de 2016, foi realizado um estudo por uma empresa técnica, especializada em turismo e áreas afins, a qual elaborou um Mapa Turístico com roteiros autoguiados nas modalidades a pé e de bicicleta e que foram implementados na Zona Central de Brasília – DF, subsidiados pela Subsecretaria de Produtos e Políticas da SETUR – Secretaria de Turismo da Secretaria de Turismo do DF.

Partindo disso, o projeto Walking Tour e Bike Tour surgiu com o intuito de reposicionar o destino de Brasília no mercado, alavancando a atividade turística, a partir de roteiros autoguiados para a população local e turistas, a serem realizados a pé ou de bicicleta nos atrativos turísticos disponíveis na Zona Central de Brasília e proximidades. Esse projeto fomenta o turismo arquitetônico, cívico e místico. Além disso, estimula atitudes sustentáveis orientadas para a preservação do meio ambiente na área urbana.

A iniciativa do projeto faz parte do Plano de Turismo Criativo de Brasília que visa promover a cidade como destino turístico reconhecido pela excelente qualidade de vida e pelos diferenciais associados à diversidade cultural, criatividade, arquitetura moderna, mobilidade e acessibilidade. A partir disso, Brasília recebeu o reconhecimento da Organização da Nações Unidas – UNESCO como a cidade criativa do design, sendo conferido o título em 2017.

O diferencial de Brasília é a oferta diversificada de atrativos turísticos que podem ser visitados através de roteiros autoguiados a pé ou de bicicleta compartilhadas disponíveis na área central de Brasília e proximidades, isso favorece o deslocamento e vão tornar a visita à cidade uma experiência inesquecível.

2022_06_30_Turismo_Turismo-a-pe-e-sobre-rodas-em-Brasília_Bicileta-e-memorial-JK
Fonte: Mobilize Brasil
2022_06_30_Turismo_Turismo-a-pe-e-sobre-rodas-em-Brasília_Bicileta-e-Catedral
Fonte: https://visitebrasilia.com.br/camelo-bike-tour/

Por meio de mapas, os visitantes podem escolher o trajeto, os percursos distintos e os atrativos turísticos que desejam visitar, dentre eles, os museus, palácios, igrejas, parques e monumentos. Além disso, os mapas possuem informações sobre as distâncias entre os atrativos, serviços, pontos de apoio, grau de dificuldade e outras informações úteis. Os mapas podem ser retirados nos Centros de Atendimento ao Turista – CAT na área central de Brasília.

Mapa Walking Tour e Bike Tour - Clique na Imagem para ampliar
Guia Walking Tour e Bike Tour - Clique na Imagem para ampliar

Os passageiros em trânsito por Brasília, com conexões superiores a quatro horas, são parte do público alvo que os circuitos Walking Tour e Bike Tour pretendem conquistar. Esse modelo de turismo é ofertado nos principais destinos turísticos do mundo, sobretudo aqueles que optaram pelo posicionamento de destino criativo, como os casos de Barcelona, Nova Iorque, Sydney e Berlim

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade o contrato com a empresa TEMBICI foi cadastrada e habilitada em chamamento público para disponibilizar cerca de 500 bicicletas na área central da cidade, distribuídas em 70 estações, como na Asa Norte, Asa Sul, UNB e Sudoeste. Considerando a amplitude e a demanda, serão distribuídas em outras áreas de Brasílias.

Para realizar os roteiros turísticos, os visitantes podem utilizar as bicicletas do TEMBICI e pagar uma taxa que vai desde o plano anual quanto ao pagamento avulso. A empresa oferece o sistema de bicicletas compartilhadas e se encontram distribuídas em diversas estações estratégicas da cidade. Os roteiros também são ofertados por empresas e agências de turismo locais que comercializam os passeios de bicicletas guiados para grupos ou individuais.

O usuário pode retirar a bicicleta através de um aplicativo e devolver em qualquer ponto após o uso. Aproveite para pedalar e conhecer a cidade de uma maneira inteligente, sustentável, econômica e de um jeito diferenciado, sob outra perspectiva e de forma completamente diferente que você jamais iria imaginar.

MAPA DAS ESTAÇÕES DA TEMBICI - Fonte: https://brasilia.tembici.com.br/

Uma das empresas que oferece passeios de bike é a Camelo Bike Tour, sendo especializada em cicloturismo urbano e turismo arquitetônico na capital. Por meio de rotas, circuitos dinâmicos e guias treinados, o ciclista consegue de uma maneira divertida conhecer lugares que um carro, van ou ônibus, não consegue ir. Tem em seu roteiro o circuito “O Eixo Monumental” e “As 4 Escalas de Lucio”.  A empresa tem bicicletas próprias e todos os passeios os guias explicam sobre arte, história, arquitetura, urbanismo e a cultura de Brasília.

Outro projeto interessante que a Camelo Bike Tour oferece é o circuito chamado “Pedalando com Athos” que possui 4 rotas intituladas, Rota Modelo, Rota Norte, Rota 16 Sul e Rota Eixo que tem como objetivo celebrar a memória e o legado do artista na capital, bem como, apreciar as obras criativas e originais por uma perspectiva diferente.

PEDALANDO COM ATHOS - Clique na imagem para acessar os roteiros

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade – SEMOB o Distrito Federal possui 633,496km de extensão de malha cicloviária, considerada uma das maiores malhas cicloviárias do país e está disponível em 28 Regiões Administrativas.

Confira os roteiros disponíveis:

Roteiros a pé - Walking Tours

Distância total: 2.500 metros

Tempo total: 3 horas

Duração média do trajeto: 37 minutos

Grau de dificuldade: 1 leve – predominantemente plano

Início do tour: Praça dos Três Poderes

Atrativos a visitar:

  1. Praça dos Três Poderes

  2. Espaço Lúcio Costa

  3. Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade)

  4. Palácio do Planalto (visita externa)

  5. Panteão da Pátria

  6. Palácio do Supremo Tribunal Federal (visita externa)

  7. Palácio do Itamaraty (Museu – visita guiada)

  8. Congresso Nacional (visita guiada)

  9. Esplanada dos Ministérios

Fim do tour: Esplanada dos Ministérios

Distância Total: 3550 metros ou 5350 metros

Tempo total: 2 horas ou 2h30 minutos

Duração média do trajeto: 40 minutos ou 1h10minutos

Grau de dificuldade: 2 leve a moderado – predominantemente plano

Início do tour: Memorial JK

Atrativos a visitar:

  1. Memorial JK

  2. Memorial dos Povos Indígenas (visita externa)

  3. Catedral Militar Rainha da Paz

  4. Conjunto Arquitetônico (Teatro Pedro Calmon, Concha Acústica e Praça dos Cristais)

Fim do tour: Conjunto Arquitetônico – Praça dos Cristais ou Memorial JK.

Roteiros de Bicicleta - Bike Tours

Esse circuito passa por monumentos que se destacam arquitetonicamente e por lugares importantes para a história do Brasil Todos eles estão no Eixo Monumental de Brasília que é a via central do Plano Piloto.

 

Distância Total: 8,5km

Tempo estimado: 2h40minutos

Duração média do trajeto: 55minutos

Grau de dificuldade: 1 (escala de 1 a 5, sendo 1 menor dificuldade)

Altimetria:115 metros

Início do tour: Memorial JK

Atrativos a visitar:

  1. Memorial JK

  2. Estádio Mané Garrincha

  3. Torre de TV

  4. Teatro Nacional

  5. Catedral Metropolitana

  6. Museu Nacional e Biblioteca Nacional

  7. Palácio do Itamaraty

  8. Congresso Nacional

  9. Praça dos 3 Poderes

Fim do Tour: Praça dos 3 Poderes

Esse circuito tem como foco uma quadra construída como modelo urbanístico para a cidade: a SQS 308. Em Brasília os endereços possem essa configuração, com definição do setor e da quadra. Além disso, indica em qual lado do Plano Piloto está o local.

 

Distância Total: 18,2km

Tempo Total: 3h

Duração média do trajeto: 1h30minutos

Grau de dificuldade: 2 (escala de 1 a 5, sendo 1 menor dificuldade)

Altimetria: 50 metros

Inicio do tour: Feira da Torre

Atrativos a visitar:

  1. Torre de TV

  2. Parque da Cidade

  3. Espaço Renato Russo

  4. Banca da 308 Sul

  5. SQS 308 Sul

  6. Super Banca 108 Sul

  7. Igrejinha Nossa Senhora de Fátima

  8. Santuário Dom Bosco

  9. Torre de TV

Fim do tour: Feira da Torre

Esse circuito passa por algumas edificações interessantes no Eixo Monumental e depois percorre parte do Setor Militar Urbano com suas obras imponentes.

 

Distância Total: 25,7km

Tempo Total: 4h

Duração média do trajeto: 2h20minutos

Grau de dificuldade: 3 (escala de 1 a 5, sendo 1 menor dificuldade)

Altimetria: 170 metros

Inicio do tour: Planetário de Brasília

Atrativos a visitar:

  1. Planetário de Brasília

  2. Palácio do Buriti

  3. Quartel General (Teatro Pedro Calmon, Concha Acústica e Praça dos Cristais)

  4. Catedral Militar Rainha da Paz

  5. Memorial dos Povos Indígenas

  6. Centro de Lazer Beira Lago da Ponte JK

  7. Rodoviária do Plano Piloto

Fim do tour: Rodoviária do Plano Piloto

De Bike por Brasília. Disponível em: https://www.turismo.df.gov.br/de-bike-por-brasilia/ Acesso em: 09/03/2022

Circuito Turístico de Bicicleta em Brasília. Disponível em: https://6viajantes.com.br/circuito-turistico-de-bicicleta-em-brasilia Acesso em: 09/03/2022

Camelo Bike Tour. Disponível em: https://visitebrasilia.com.br/camelo-bike-tour/ Acesso em: 09/03/2022

Secretaria de Transporte e Mobilidade - SEMOB. Disponível em: https://semob.df.gov.br/bicicletas-compartilhadas/ Acesso em: 11/03/2022

Malha cicloviária do DF. Disponível em: https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2020/08/20/trechos-de-ciclovias-no-df-aumentam-20-desde-2019/ Acesso em: 11/03/2022

Tembici. Disponível em: https://brasilia.tembici.com.br/ Acesso em: 11/03/2022

Mobilize Brasil. Disponível em: https://www.mobilize.org.br/noticias/12848/tembici-anuncia-chegada-a-brasilia.html Acesso em: 11/03/2022

Pedalando com Athos. Disponível em: https://www.turismo.df.gov.br/pedalando-com-athos/ Acesso em: 11/03/2022

Cris Marques – Raízes do Mundo. Disponível em: https://raizesdomundo.com/experimente-conhecer-brasilia-de-bike/ Acesso em: 11/03/2022

Ciclovia e ciclofaixa. Disponível em: http://www.rodasdapaz.org.br/ciclovia-e-ciclofaixa-da-discordia/ Acesso em: 11/03/2022

Observatório do Turismo. Disponível em: http://www.observatorioturismo.df.gov.br/?page_id=825 Acesso em: 27/04/2022