Salto Utiariti e Salto Belo, Campo Novo do Parecis - MT

Local: Salto Utiariti e Salto Belo, Campo Novo do Parecis – MT

 

Descrição do local: O Salto Utiariti e o Salto Belo, localizados na Aldeia Utiariti e Sacre II, respectivamente, são duas das maiores belezas naturais de Campo Novo do Parecis, 390 km de Cuiabá. Abertas à visitação, as cachoeiras proporcionam aos visitantes um turismo de aventura e contemplação da natureza praticamente intocada pelo homem

 

Por serem próximas uma da outra, cerca de 15 km, é possível que os visitantes conheçam as duas lindas cachoeiras no mesmo dia.

 

1.Salto Utiariti

Foto: https://mapas.mt.gov.br/

 

Com 98 metros de altura, acessível por uma trilha a partir da aldeia indígena de mesmo nome. Por lá, as atividades são a contemplação, que pode ser feita do alto do salto e também de um mirante acessível por trilha íngreme, em um ponto mais baixo e “frente a frente” à queda. No fim da trilha existe uma linda caverna esculpida pela força da água.

 

O Salto também é muito utilizado por aventureiros e praticantes de Rapel. São cerca de 5 minutos de descida.

 

A Aldeia Utiariti fica 90 km do Centro de Campo Novo do Parecis.

 

2.Salto Belo

Foto: https://mapas.mt.gov.br/

 

Localizado na Aldeia Sacre II, a 75 km do Centro da cidade, o Salto Belo é um local paradisíaco, com lindas trilas que levam ao ponto mais baixo da queda d’água de aproximadamente 45 metros de altura. Em 2009, o Salto Belo foi o cenário da quebra do recorde mundial de “caiaque extremo”, no qual o esportista salta do alto da cachoeira utilizando apenas o caiaque e o remo.

 

Além do Rafting, outro esporte muito praticado no Salto Belo, assim como no Salto Utiariti, é o Rapel através da volumosa cortina d’água. Mas o Salto Belo não é só adrenalina. Para os que desejam um lugar para relaxar, existem diversas “prainhas” onde o visitante pode se refrescar e admirar a natureza.

 

Fonte: PARECIS.NET. Salto Belo E Salto Utiariti; Rota De Cachoeiras Em Campo Novo Do Parecis Recebe Turistas Estrangeiros E Visitantes Locais. Disponível em: http://parecis.net/parecis/index.php/cnp/salto-belo-e-salto-utiariti-rota-de-cachoeiras-em-campo-novo-do-parecis-recebe-turistas-estrangeiros-e-visitantes-locais. Acesso em: 08 maio 2020.

);