Parque Estadual Mãe Bonifácia

Local: Parque Estadual Mãe Bonifácia – MT

 

Descrição do local: O parque foi inaugurado em dezembro de 2000 e está localizado na Avenida Miguel Sutil, em uma área de 77 hectares, conta com diversas espécies da flora e flora típica do cerrado.

 

Seu nome deu-se em homenagem a uma curandeira, escrava refugiada, conhecida por Mãe Bonifácia. Além do curandeirismo, Mãe Bonifácia controlava o acesso ao quilombo (a área era habitada por quilombolas).

 

O parque possui cinco trilhas para caminhadas e áreas recreativas e de esportes. Servia de antiga sede de treinamento do exército e possui cinco postos com equipamentos de ginástica, mirante, centro de educação ambiental e praça cívica.

 

No local, pode-se ver a vegetação típica do cerrado, especialmente na época de florada, que ocorre por volta de agosto. Os visitantes também podem ver alguns habitantes do cerrado, como o sagüi e outros pequenos primatas que vivem cruzando as trilhas do parque.

 

Além das atrações naturais, o parque também é o centro de várias atividades sociais e lazer, promovidas por empresas, ONGs e entidades estatais.

 

Como chegar: Acesso pela Avenida Miguel Sutil, Cuiabá – MT. Através do google maps é possível traçar uma rota de onde você estiver até o local.

 

Dicas: Horário de Funcionamento: 

Das 06:00h às 19:00h de segunda a domingo

 

Fotos: 

 

Fonte: Câmara Municipal de Cuiabá. Parque Estadual Mãe Bonifácia. Disponível em: http://www.camaracba.mt.gov.br/index.php?pag=tur_item&id=26. Acesso em: 22 maio 2020.

);