Parque Estadual Furnas do Bom Jesus

Local: Parque Estadual Furnas do Bom Jesus, Pedregulho – SP

 

Descrição do local: Localizado no município de Pedregulho – SP, o Parque Estadual Furnas do Bom Jesus é classificado como Unidade de Conservação de Proteção Integral, tem como objetivo a preservação dos ecossistemas, das espécies vegetais e animais e dos seus habitats, dos sítios geomorfológicos e proteção das paisagens naturais de grande valor cênico, além de ser aberto à pesquisa científica, à visitação e ao lazer público. 

 

Furnas do Bom Jesus, por causa do seu relevo em forma de canyon, conta com várias cachoeiras, com acesso por meio de trilhas, geralmente de média a alta dificuldade. Possui também sete quedas-d’água, sendo a Cascata Grande a maior delas, com 142 metros de queda livre. Os mirantes são outros atrativos do parque, favorecendo cenários privilegiados. 

 

Em ambiente de Cerrado, o parque abriga mais de mil espécies de animais, muitas endêmicas e outras ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a onça-parda (suçuarana). Entre a flora, é possível identificar espécies como ipê, angico, paineira-rosa, jacarandá, jequitibá, peroba, barbatimão, jerivá e cedro.

 

Como chegar: Avenida Orestes Quércia, km 0,7. Bairro Centro, Pedregulhos – SP. Através do google maps é possível traçar uma rota de onde você estiver até o local.

 

Dicas: O parque está aberto à visitação pública de segunda-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h às 16h. Para conhecer outras trilhas e atrativos do parque, ligue para (16) 3171-1118 ou envie e-mail para pe.furnas@fflorestal.sp.gov.br, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

Fotos:

Foto: Turismo Pedregulhos

Cachoeira Cascata Grande

Foto: Marcelo Kano

Mirante, que é encontrado no final de uma das trilhas presentes no parque.

Foto: Francisco Honda

Vista do mirante.

 

Fonte: Guia de Áreas Protegidas – SP. Parque Estadual Furnas do Bom Jesus. Disponível em: https://guiadeareasprotegidas.sp.gov.br/ap/parque-estadual-furnas-do-bom-jesus/. Acesso em: 22 maio 2020.

);