Parque Estadual do Juquery

Local: Parque Estadual do Juquery – SP

 

Descrição do local: Situado entre os municípios de Caieira e Franco da Rocha, na Grande São Paulo, o Parque Estadual do Juquery é uma reserva de 3 hectares que resguarda o último fragmento de cerrado da região Metropolitana de São Paulo.

 

São seis trilhas sinalizadas com diversos níveis de dificuldades que levam a mirantes e belos cenários intercalando os biomas de cerrado e Mata Atlântica pelo caminho. A mais famosa delas – e a mais longa – é a trilha do Ovo da Pata. Com mais de 13 quilômetros, o trajeto alcança um morro de 900 metros de altitude e permite ao apreciar a vista panorâmica das cidades vizinhas, do Vale do Rio Juquery, da Serra da Cantareira e do Parque Estadual do Jaraguá.

 

Durante o trajeto nas trilhas não é difícil avistar seriemas, aves que se tornaram símbolos do parque, além de corujas, cachorro do mato, sagui, teiú, entre outros animais. Também é possível encontrar espécies da flora como ipê amarelo, cedro, pequi e barbatimão.

 

Há, espalhadas em pontos estratégicos do parque, duas torres de observação. De cima dessas estruturas, que medem aproximadamente 30 metros de altura, é possível ter uma visão privilegiada da região.  Elas são também são usadas como mirantes para a prevenção de incêndios.

 

O Parque Estadual do Juquery foi criado em junho de 1993 em razão de sua importante função de preservar as áreas de Mananciais do Sistema Cantareira. Há muito tempo, o espaço abrigava o Hospital Psiquiátrico do Juquery, projetado por Ramos Azevedo e fundado por Franco da Rocha em 1895. O local ainda mantém a estrutura de seu antigo prédio, sendo possível avistá-la em muitos pontos das trilhas.  

 

Como chegar: Acesso pela Rua Miguel Segundo Lerussi. Bairro Parque Industrial, Franco da Rocha – SP. Através do google maps é possível traçar uma rota de onde você estiver até o local.

 

Dicas: Para quem pretende se aventurar pelo Parque Estadual do Juquery, uma dica é levar chapéu e água para beber, pois o parque é uma área aberta e com poucas árvores para sombra. 

 

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h.

 

Fotos:

Fonte: GUIA VIAJAR MELHOR. Parque Estadual Juquery. Disponível em: https://guiaviajarmelhor.com.br/parque-estadual-do-juquery-guarda-ultimo-remanescente-de-cerrado-de-sao-paulo/. Acesso em: 22 maio 2020.

);