Brasil é berço de pelo menos 27 espécies de dinossauros

Volte no tempo alguns milhões de anos, e não é preciso ir à Ilha Nublar, o local fictício da série Jurassic World, para se deparar com animais pré-históricos que pesam o equivalente a até três elefantes. Antes da queda do asteroide que dizimou os dinossauros, 66 milhões de anos atrás, o parque dos dinossauros era por aqui.

Paleontólogos já identificaram pelo menos 27 espécies de dinossauros que pisaram no que corresponde, hoje, ao território brasileiro.

Como, naquela época, os continentes estavam conectados, uma espécie poderia se espalhar do Rio Grande do Sul à Alemanha, pisando terra firme. Alguns dinossauros, aliás, fizeram isso: parentes próximos do Unaysaurus tolentino, espécie da região de Santa Maria (RS), foram descobertos em território alemão.

Com as evidências paleontológicas coletadas até agora, os pesquisadores acreditam que os animais fizeram o trajeto Brasil – Europa, e não o contrário. Na região que corresponde à área que vai do Rio Grande do Sul à Argentina, é grande a concentração dos fósseis mais antigos do planeta, o que sugere que os dinossauros podem ter surgido por aqui.

Até agora, os cientistas identificaram em território gaúcho oito espécies com idades que podem variar de 237 a 208,5 milhões de anos.

“Eles podem ter ocupado todo Centro-Sul da América do Sul, mas esse material não se preservou”, diz Max Langer, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto.

No Rio Grande do Sul, ao contrário, se formou um pacote rochoso a partir dos sedimentos que soterraram essas espécies, protegendo partes de seus esqueletos das intempéries.

Referência:

PIOVEZAN, Stefhanie. O berço dos dinos é aqui: dos pampas à amazônia, o brasil reúne ao menos 27 espécies de dinossauros – incluindo as primeiras do planeta. 2018. Disponível em: https://www.uol/noticias/especiais/especies-dinossauros-brasil-.htm#tematico-6. Acesso em: 31 ago. 2020.

);