Nobres

Local: Nobres-MT 

 

Descrição do local: Rios cristalinos cheios de peixes, grutas e cachoeiras: a combinação, que fez a fama de Bonito (MS), também surge em Nobres, ótimo destino para mergulho e flutuação – com preços mais em conta.

 

Na região da Vila de Bom Jardim, a 65 km do Centro, fica a maior parte dos atrativos e as principais pousadas.

 

O Rio Salobra é cenário de duas flutuações: o Aquário Encantado e o Reino Encantado Lagoa Azul, onde os visitantes cruzam com várias espécies de peixinhos. A outra flutuação da região e feita no Rio Triste, no município vizinho de Rosário Oeste. Bem próximo a Vila de Bom Jardim, o Balneário Estivado tem uma prainha boa para banho. Quem gosta de um pouco mais de adrenalina, pode fazer o boia-cross no Duto do Quedó, descendo 1800 m , de correnteza em que um trecho passa por uma caverna. No fim de tarde, os turistas seguem para a Lagoa das Araras para curtir o pôr do sol. Chegar na Cachoeira Serra Azul exige passar por íngremes escadarias, mas o prêmio é uma queda de 50 m que deságua em uma lagoa de coloração azul, onde pode ser feita uma flutuação. Outros 3 atrativos ainda se destacam na região, sendo eles: o Vale das Águas, o Refúgio Água Azul e o Mirante do Cerrado.

 

1.Aquário Encantado

Foto: Nobres Turismo

 

O Aquário Encantado está localizado a aproximadamente 54 quilômetros de Nobres, Mato Grosso. Ele possui seis metros de profundidade e é formado por três nascentes. No local é feito a visitação e o mergulho em superfície. O nome do atrativo se deve a coloração azul e pela presença de peixes coloridos, como o peixe Mato Grosso, e também pela semelhança com um aquário, já que é cristalino e fechado. Ainda é possível ver mais de trinta espécies de peixes.

 

2.Reino Encantado

Foto: Nobres Turismo

 

O Reino Encantado está localizado a aproximadamente 54 quilômetros  de Nobres, Mato Grosso. No local é feito a visitação e o mergulho em superfície e é onde nasce o Rio Salobra que possui mais de 600 nascentes (ressurgências). Durante a flutuação não é permitido colocar os pés no chão para a preservação delas. Não é permitido também o uso de protetor solar, para que não prejudique as espécies de peixe que lá estão. O nome do atrativo se deve ao fato de que no local tudo se ressurge como se fosse um reinado, uma magia, uma mágica e é perfeito e encantador.

 

3.Balneário Estivado

Foto: Nobres Turismo

 

O Balneário do Estivado fica localizado a 65 k de nobres-MT a 800 metros da vila é um excelente atrativo turístico para se passar momentos agradáveis com a família e amigos. 

O balneário possui águas cristalinas e cardumes de peixes como Dourados, Piaus e Piraputangas.

 

  1. Bóia Cross no Duto do Quedó

Foto: Nobres Turismo

 

Fica localizado a 51 km de Nobres Mato Grosso, o turista faz uma aventura de 1.800 metros de correnteza incluso os equipamentos de segurança, e durante o caminho o rio atravessa dentro de um cânion uma  caverna em que somente é permitido entrar com guia e equipamentos apropriados,  as principais cavernas são a do Cerquinha , o Duto do Quebó, feito este passeio, o turista conhece a ponte de pedra e banho no Rio Quebó.

 

5.Lagoa das Araras

FOTO: Nobres Turismo

 

Lagoa da araras, contemplação de pássaros.

 

6.Cachoeira Serra Azul

Foto: Nobres Turismo

A Cachoeira Serra Azul está localizada a aproximadamente 89 quilômetros de Nobres, Mato Grosso, e pertence ao município de Rosário Oeste, cidade vizinha de Nobres. Ela possui 46 metros de altura e um poço de seis metros de profundidade e 30 metros de diâmetro. No local é feito a visitação e o mergulho em superfície, e próximo à cachoeira é feito o tirolesa, que tem 50 metros de altura e 700 metros de descida, e o arvorismo. No entanto, para visitar esta maravilha é necessário muita disposição e fôlego, pois é preciso subir e descer cerca de 470 degraus de escadaria. Por mais que seja cansativo, o turista é recebido com uma brisa refrescante e uma bela visão da queda da cachoeira de cor azulada. O nome do atrativo se deve ao nome da serra, que é Serra Azul.

 

7.Vale das Águas

Foto: Nobres Turismo

 

Vale das águas, fica localizado na Vila Coqueiral que pertence ao município de Nobres Mato Grosso, próximo a gruta Lagoa Azul á 58 km de Nobres. No vale é feito a flutuação de 800 metros em superfície, durante a trilha e até mesmo durante a descida do Rio Salobra, o turista poderá ver muito macacos, conhecido como macaco prego. Tem variedades de peixes e pedras de calcário, o local é encantador, por isso o nome Vale das Águas.

 

8.Refúgio Água Azul

Foto: Nobres Turismo

 

Refúgio Água Azul, fica localizado ao lado do aquário encantado e reino com aproximadamente 54 km de Nobres Mato Grosso, no local tem flutuação de 800 metros em superfície, incluso equipamentos e guia local, o lugar é uma mata fechada com um cerrado maravilhoso que o turista pode aproveitar com muita sombra.

 

9.Mirante do Cerrado

Foto: Nobres Turismo

 

Mirante do Cerrado fica a 52 km da cidade de Nobres, chama atenção pelas paisagens, ótimo para tirar fotos e contemplar o pôr do sol. No mirante do cerrado tem uma piscina com borda infinita em formato de peixe.

 

Como chegar: Para ir de Cuiabá a Nobres, siga pela MT-010 até Rosário do Oeste, seguindo então pela BR-364 em uma viagem de 124 km. As principais atrações de Nobres estão em Bom Jardim, a 65 km do Centro, pela MT-241. Porém, quem vai de Cuiabá especificamente para Vila de Bom Jardim, não precisa ir a Nobres: basta seguir pelas tranquilíssimas MTs 355, 244 e 241 em um percurso de 143 km com quase nenhum veículo pelo caminho.

 

Dicas: Em Nobres, há duas estações bem definidas. A chuvosa vai de dezembro a março. Se há o risco de fortes precipitações, também é fato que a vegetação estará mais verde e as cachoeiras, com volume abundante. No restante do ano, o tempo mais seco ajuda nos deslocamentos.

 

Fontes: ABRIL. Viagem e Turismo. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/nobres/. Acesso em: 30 abr. 2020.

 

NOBRES TURISMO. Nobres. Disponível em: http://nobresturismo.com.br/. Acesso em: 30 abr. 2020.

);