Museu Arqueológico Histórico no Planalto

Universidade de Brasília e o IPHAN-DF inauguram Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central

museu

O parque Três Meninas, localizado em Samambaia – região administrativa próxima a Brasília, passou a sediar desde o último dia 09 de setembro de 2014, o Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central. O lançamento faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-DF) e a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), entidade responsável pelos parques do Distrito Federal.

O Museu tornará o Patrimônio Arqueológico mais acessível à sociedade e buscará atrair principalmente o público jovem e a comunidade escolar. O espaço pretende também oferece ambiente preparado para assumir a guarda de acervos arqueológicos e, com isto, garantir a permanência no Distrito Federal dos acervos coletados em seu território.

Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a exposição “Patrimônio Arqueólogico no Planalto Central: Eco-História do Cerrado” sob a curadoria da Dra Rosângela Corrêa da Faculdade de Educação – Universidade de Brasília e a exposição “O IPHAN e o Patrimônio Arqueológico do Planalto Central” realizada pelo IPHAN-DF, com o apoio do Departamento de Articulação e Fomento (DAF) e colaboração do IPHAN em Goiás.

Serviço:
Museu Arqueológico e Histórico do Planalto Central
Local:
Parque Três Meninas – Quadra 609/611 Área Especial s/nº Samambaia Norte – Distrito Federal

Horário: a confirmar.

Exposição “Patrimônio Arqueológico no Planalto Central” (PDF)