Farmácias Vivas
O professor e cientista Francisco José de Abreu Matos, farmacologista cearense falecido em 2008, foi o idealizador do Projeto Farmácias Vivas, programa pioneiro de assistência social farmacêutica para o uso científico e racional de plantas medicinais. Criado em 1983, o projeto deu origem à política de plantas medicinais do Sistema Único de Saúde (SUS), vigente nos dias atuais.
“Farmácias Vivas são unidades farmacêuticas instaladas em comunidades governamentais ou não governamentais, onde seus usuários recebem medicação preparada com plantas que tiveram confirmação da atividade a elas atribuídas, colhidas nas próprias hortas, que permitem a seus usuários, o acesso a um elenco de plantas verdadeiramente medicinais e seus produtos”.
A ideia do pesquisador teve como premissa orientar sobre a utilização adequada de plantas medicinais e de remédios caseiros, com respaldo científico de eficácia e segurança, baseado em hortos constituídos de plantas medicinais com certificação botânica. Após anos desde as primeiras Farmácias Vivas iniciadas sob orientações técnicas e científicas dele, em 2010 sua metodologia foi instituída pelo Ministério da Saúde no âmbito do SUS como um modelo para a assistência farmacêutica nacional.
A farmácia viva, instituída inicialmente no SUS pela Portaria GM/MS n. 886, de 20 abril de 2010, revogada, por consolidação, pela Portaria de Consolidação GM/MS n. 05, de 28 de setembro de 2017, nos Art. 570 e 571, desempenha um papel importante na política de assistência farmacêutica do SUS, pois promove o acesso a plantas medicinais e fitoterápicos com qualidade, segurança e eficácia para a população brasileira. O programa busca incentivar o uso de plantas medicinais e fitoterápicos como opção terapêutica, aliando práticas e saberes tradicionais à ciência farmacêutica.
No Brasil, existem mais de 180 Farmácias Vivas e cada uma tem um modelo muito próprio, embora todas estejam ligadas à Secretaria de Saúde do Município.
Plantas medicinais, tradicionalidade e patrimônio
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KOxammLAgsQ
Vídeos:
Farmácia Viva - O que é? Como surgiu?
Você já ouviu falar sobre Farmácia Viva? Tem alguma onde você mora? Já visitou? Esse é o primeiro vídeo da série sobre Plantas Medicinais, com Nilton Luz, farmacêutico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ele nos conta um pouco do surgimento da Farmácia Viva no Brasil e aqui no DF, acompanhe!
Pílula 01: Alecrim Pimenta - Lippia sidoides
Você conhece o Alecrim Pimenta? Ele é um poderoso antisséptico para tratamento de doenças de pele e feridas. Nessa pílula, Nilton Luz nos fala sobre as suas características, seus usos medicinais, sua origem, cultivo e quais cuidados de manipulação.
Pílula 02: Erva Baleeira - Cordia verbenacea
Você conhece a Erva Baleeira? Ela tem efeito antiinflamatório em dores associadas a músculos e tendões. Nessa pílula Nilton nos fala sobre as suas características, seus usos medicinais, sua origem, cultivo e quais cuidados de manipulação.
Pílula 03: Guaco - Mikania glomerata
Você conhece o Guaco? Ele é utilizado no tratamento de gripes, resfriados, com ação expectorante e anti-inflamatória na mucosa respiratória. Nessa pílula Nilton nos fala sobre as suas características, seus usos medicinais, sua origem, cultivo e quais cuidados de manipulação.
Pílula 04: Funcho - Foeniculum vulgare
Você conhece o Funcho/Erva Doce Nacional? Ele é utilizado para tratamento e prevenção de cólicas, gases e diarréia. Nessa pílula, Nilton nos fala sobre as suas características, seus usos medicinais, sua origem, cultivo e quais cuidados de manipulação.
Pílula 05: Boldo - Plectranthus barbatus
Você conhece o Boldo? Ele é usado para tratamento de má digestão, alívio de azia e mal estar gástrico. Nessa pílula Nilton nos fala sobre as suas características, seus usos medicinais, sua origem, cultivo e quais cuidados de manipulação.
Pílula 06: Babosa - Aloe vera
Você conhece os benefícios da Babosa? Ela possui usos cosméticos e fitoterápicos no tratamento de queimaduras leves e ferimentos, possui capacidade regenerativa do tecido, anti-inflamatória e imunoestimulante. Nessa pílula Nilton nos fala sobre as suas características, seus usos medicinais, sua origem, cultivo e quais cuidados de manipulação.
@educativamuseunacional